A JF Máquinas, conhecida e reconhecida marca de implementos agrícolas, tem sido uma propulsora da mecanização no campo com sua vasta linha de produtos e benefícios para o pequeno, médio e grande produtor, no Brasil e em mais de 50 países espalhados por todos os continentes. Essa forte atuação tem sido fundamental no aumento da produtividade dos pequenos produtores que têm conseguido ser mais eficientes sem aumentar a área cultivada e também auxiliando produtores que podem se manter fiel a marca mesmo necessitando de equipamentos mais sofisticados, com muita tecnologia embarcada e de alto valor agregado.

A marca brasileira que completou 40 anos recentemente é uma das maiores indústrias de equipamentos forrageiros do mundo e embora o carro chefe da empresa seja a linha de colhedoras de forragens, a empresa trabalha um extenso portfólio de produtos que vai desde pequenos desintegradores até equipamentos automotriz.

A demanda por produtividade e necessidade de mecanização do campo tem sido um dos motivos que o setor tem se desenvolvido tão rapidamente e nesse cenário a JF tem se destacado não só pela qualidade de seus produtos e serviços, mas também por ter um portfólio completo de soluções que atende a necessidade de todos os tamanhos de produtores, tanto na pecuária de corto quanto especialmente na cadeia produtiva do leite.

A Linha de Colhedoras e Plataformas, líder de mercado, teve uma importante atualização recentemente e agora todos os modelos contam com o Sistema de Processamento de Grãos +PRO, um sistema que potencializa o valor nutricional da silagem ao garantir o rompimento dos grãos de milho. O equipamento também pode ser operado sem o processador quando se trabalha em outras culturas como cana e capim. Além disso houve uma série de melhorias em todos os modelos de colhedoras de forragens da JF, fortalecendo ainda mais a marca que já é referência mundial no mercado de equipamentos para produção de silagem. Com colhedoras de linhas leves e pesadas, tanto para colheita em linha quanto em área total, e suas poderosas facas com tecnologia “C”, essa linha é objeto de desejo dos produtores rurais e eleva tanto a produtividade quanto a qualidade da silagem que vai refletir diretamente no ganho de peso e na produção de leite do rebanho.

Outra linha em constante expansão no portfólio da JF Máquinas é a linha de Vagões Misturadores, os famosos Mixers. A JF vem investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento, tanto que hoje conta com Mixer de 1,5m3 até 8m3 nos modelos horizontais e de 3,5 m3  e 5,5 m3  nos modelos verticais, além da linha internacional Storti, no Brasil desde 2007.

Os vagões misturadores da JF Máquinas são referência em mistura e qualidade, com tanque de mistura em chapa inox 5mm, com ou sem desensilador, sensores de carga de precisão e dispositivo de armazenamento de dados. Os modelos se distinguem pelo volume de carga e tipo de mistura, por rosca horizontal, por rosca vertical, por pás e há também o misturador de sal e concentrado, desenvolvido especificamente para materiais mais abrasivos.

Com a função de desensilar, misturar, transportar e descarregar diretamente no cocho, a homogênea mistura evita que o animal selecione o alimento no cocho e assim faça a ingestão completa da dieta preparada, que resultará em expressivos ganhos de produtividade do rebanho.

A linha de Vagões Forrageiros, é uma linha preparada para o trabalho pesado, com principal função de transporte e descarga tanto no silo quanto diretamente no cocho, foi projetado para atender as necessidades do produtor e superar as dificuldades do trabalho no campo.

Os modelos de 5m3 e 9m3 possuem vantagens e itens que fazem a diferença no dia a dia do produtor e são equipados com esteiras metálicas para descarga traseira, com arrastadores transversais desmontáveis superdimensionados, e muito mais!

A Linha de Fenação vem ganhando espaço no mercado, e através de treinamentos e demonstrações, vem provando sua qualidade e importância para o produtor. Essa linha é um conjunto de equipamentos que fazer o trabalho completo na produção de feno. As segadeiras de disco e tambor possuem um sistema preciso e suave de corte, resulta em alto rendimento e em um rebrote mais rápido, sem prejudicar a produtividade e qualidade da forragem ao longo do tempo. O ancinho é um equipamento dois-em-um, possui um sistema flexível, resultando em versatilidade e economia em um só equipamento. Espalha o material cortado agilizando a secagem de forma homogênea e também o trabalha como enleirador para que facilita e melhora a alimentação e rendimento da enfardadeira. Já as enfardadeiras, projetadas com tecnologias próprias, possuem grandes diferenciais técnicos e operacionais. Produzem fardos com densidades e dimensões precisas, aspecto impecável e resistentes para o manuseio e a armazenagem com total confiança. Há ainda a linha europeia de pré-secado JF Kverneland, líder mundial em equipamentos de fenação pré-secado (fardo redondo).

Na parte agrícola, a Linha de Distribuidores e Semeadeiras, apresentam equipamentos com distribuição mono disco, duplo disco e pendular. Os mono discos são soluções econômicas para distribuição de fertilizantes, sementes e calcário com um alcance de 9 a 16m, baixo consumo de potência e baixa compactação do solo. O pendular distribui com precisão fertilizantes em cultivos florestais e frutíferos, lançando o material diretamente no sulco da planta, evitando desperdícios. Já os duplo discos são com tecnologia RotaFlow desenvolvido para distribuição uniforme de fertilizantes granulados e sementes com alcance de 9 a 24 metros e uma solução mais econômica para distribuição de 16 a 36 metros. Todos os modelos possuem vantagens competitivas sobre os concorrentes e excelente resultados na distribuição de produtos.

A JF possui também a linha de Armazenagem em Bolsa e Compactação. Composta por produtos distintos, tem foco na redução de custo de armazenagem de grãos secos, grãos úmidos e silagem. A extratora serve tanto para extrair grãos da bolsa quanto para encher a própria bolsa na utilização de estação abastecedora, possui mobilidade incomparável e alta produtividade. Desenvolvidas para solucionar os problemas logísticos e de armazenamento dos produtores de grãos, as embutidoras de grãos são compostas por uma estação móvel para armazenamento de grãos secos onde é possível levá-la onde houver necessidade. Seu conceito é cuidar e armazenar a colheita de grãos em uma bolsa que possui temperatura interna estável e um ambiente anaeróbico e também por uma de armazenamento de grãos úmidos, possui um sistema que quebra o grão e faz com que se aproveite 100% dos nutrientes. Possui um sistema de armazenagem com menor desperdício (até 2% contra 20% do sistema convencional) e melhor armazenamento e condicionamento do silo devido ao inovador sistema de freios.  Já com foco em armazenamento de silagem, essa linha possui a embutidora de forragem, com isolamento total da silagem com eficiente retirada do oxigênio contribui para uma fermentação ideal e maior segurança na vedação e maior aproveitamento. Por último, a linha conta com um compactador de silagem, única solução brasileira, proporciona economia de tempo e baixo consumo de potência, permite armazenar mais produtos em uma mesma área, reduzindo a quantidade de oxigênio no silo, resultando em uma perfeita compactação da silagem, melhor qualidade do alimento e redução de custos de armazenamento.

Outra linha com importância histórica e social no portfólio da JF Máquinas é a Linha de Máquinas estacionárias. Além de ser uma linha que atende o pequeno produtor, foram os produtos dessa linha o embrião de tudo, sendo o desintegrador, o primeiro equipamento desenvolvido pelo Sr. João Nogueira de Freitas, fundador da JF, que juntamente com as ensiladeiras, foram os primeiros produtos produzidos e comercializados pela JF! Foram posteriormente acrescentados o moinho e os picadores.

Os desintegradores moem milho seco em grãos, trituram milho em espigas, desintegram ou picam cana-de-açúcar, capim-elefante, mandioca, ramas e outros produtos verdes com qualidade superior. As ensiladeiras pica capim, cana de açúcar, girassol, milho e sorgo, dentre outros, com precisão e uniformidade. São tecnicamente recomendadas para fazer silagem e ideais para o trato diário. O moinho moe a cultura em seu estado seco ou úmido. Transformam milho em quirera e rolão, trituram palhas de cereais e sementes, além de possuir características ideais para a produção da silagem do grão úmido do milho. Já os picadores são usados na cana-de-açúcar, capins em geral, sorgo, milho e demais variedades. Sua própria estrutura já possui fixação do motor, o que dispensa o uso de base.

Esses equipamentos continuam muito importantes no desenvolvimento de pequenas propriedades, por isso, desde o início a JF continua acreditando, pensando e dando todo apoio ao pequeno produtor!

Por último, a JF Máquinas possui a Linha de Colheitadeira JF CLAAS. Um equipamento referência mundial com alta eficiência e máxima produtividade. Num mundo onde os desafios crescem, as expectativas do produtor são o que importa. A satisfação do produtor é nossa força propulsora para buscar sempre novas soluções. Mais produtividade, variedade, conforto e resultados: estes são os objetivos na série JAGUAR 800, uma classe sem comparação!

Nesse processo de incentivo a mecanização e aumento da produtividade no campo, a JF conta com uma vasta rede de revendas espalhadas pelo Brasil, oficinas especializadas, dealers em todos os continentes, mais de 1.000 colaboradores, investimento em pesquisa e desenvolvimento, parcerias com centros de pesquisa avançados, expansão da área produtiva e parque fabril, assistência técnica especializada, suporte em português, inglês e espanhol. Recentemente a empresa tem investido em mais um canal de peças online para garantir que o produtor tenha atendimento independente de sua região geográfica e distanciamento dos centros urbanos.