Administrar os efeitos do clima na produção é um dos maiores desafios no agronegócio, afinal chuva de calor “de mais” ou “de menos” podem prejudicar toda uma safra. E como é impossível controlar atividades climáticas, a solução é usar informações disponíveis sobre o tempo e com elas planejar seus passos.

Existem diversas soluções ao alcance do produtor, como estações agrometeorológicas – conjunto de instrumentos ou sensores que recolhem dados para análise do tempo. Essas ferramentas captam registros de temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar, chuva, pressão atmosférica, entre outras variáveis. E podem ser automáticas (com coleta informatizada) ou convencionais (exigem a presença de uma pessoa para coletar os dados).

Para quem quiser saber mais sobre como o clima a seu favor, durante a Agrishow 2018, a Climatempo vai apresentar 13 palestras sobre impactos da geada, período de queimadas e efeitos do El Niño e La Niña e seus impactos nas safras 2018/2019, além de como o Brasil está se transformando em uma superpotência do tempo e clima.