A busca pela diminuição nos gastos e o consumo consciente de energia tem motivado indústrias a investir cada vez mais em tecnologias que supram estas necessidades. O Sistema Inverter, aplicado a unidades condensadoras e monoblocos plug-ins prometem trazer este resultado tão almejado.

Quais são as vantagens do SISTEMA INVERTER?

Além da economia de energia, que pode chegar a 50% em relação aos equipamentos comuns, existem outros benefícios que tornam a compra de equipamentos com tecnologia inverter mais atrativa. Confira algumas vantagens:

  • Os aparelhos com sistema inverter são mais silenciosos devido ao trabalho contínuo do compressor desses equipamentos.
  • Apresentam desempenho  melhor do que os equipamentos comuns.
  • A durabilidade é maior, devido ao funcionamento mais eficiente de peças como o compressor.
  • Aplicação de Fluido refrigerante ecológico (R410A), com baixo índice GWP comparado, por exemplo, ao fluido (R404A)

No entanto, é preciso considerar que essa economia energética gerada pelo sistema inverter nos equipamentos é sentida a cada mês.

Estabelecendo, assim, um prazo médio para o retorno do investimento na compra do equipamento inverter, que geralmente é maior do que o equipamento comum.

Esta solução tecnológica já é possível.

Através da parceria CN COLD – Emerson e seu time de especialistas com vasto know-how em compressores da marca Copeland e automação da Dixell, alinhada a criação dos componentes ideais, pudemos tornar este sonho realidade e melhorar ainda mais, nossa relação com o meio ambiente e os desafios energéticos do setor.

Assim surgiu a linha CN AGRO INVERTER que consta com três versões de capacidade:

CN  1000 HTi Agro Inverter  15.745 kcal/h

CN  2000 HTi Agro Inverter  29.920 kcal/h

CN  3000 HTi Agro Inverter  44.776 Kcal/h

Cada produto é equipado com o melhor sistema inverter, cuja tecnologia baseia-se no controle da velocidade do compressor, equilibrando a produção de frio e, resultando numa economia energética. Ele também dispõe de um software de controle amigável e desenvolvido exclusivamente para a CN COLD. Uma inovação tecnológica e de imensa facilidade no manuseio para o mercado de sementes e grãos.

A linha CN AGRO INVERTER, além de ser altamente tecnológica e com alta eficiência energética, pode regular a temperatura e possui a função de desumidificação por gás quente, a qual também funciona com sistema inverter.

Um dos benefícios da evolução tecnológica é a apresentação de soluções que melhorem a realidade atual, proporcionando agilidade, alta performance, sustentabilidade, economia, entre outros.

Muitas destas soluções vem por meio da análise de processos atuais, seus resultados e pelo contato direto com produtores agrícolas, onde observou-se uma lacuna no processo de armazenamento de grãos e sementes em longos períodos que tem gerado grande consumo energético, o qual reflete diretamente no custo de armazenamento, impactando nos resultados financeiros. 

A performance dos equipamentos utilizados atualmente para o resfriamento dentro dos galpões de armazenamento se dá principalmente pelo uso de sistemas de refrigeração com compressor fixo.

Esse tipo de sistema não tem manobrabilidade, limitando-se somente ao liga e desliga, e diminuindo a interação máquina-clima. Podemos dizer que seria um veículo com uma só marcha, logo seu consumo será projetado em um ponto fixo de operação para evitar danos ao equipamento. 

Geralmente essa limitação impossibilita extrair o máximo de performance do equipamento, levando a um alto consumo de energia para baixa produção de frio.

A partir desta constatação foi dado início ao desenvolvimento de um equipamento cuja produção de frio acelerasse ou desacelerasse mediante a variação do clima externo e da carga térmica interna do armazém. O mercado de linhas domésticas já vem aplicando a tecnologia inverter em seus refrigeradores e máquinas de lavar roupas.

Essa tecnologia permite que, por exemplo, uma máquina de lavar roupa identifique através de sensores a quantidade de roupas a serem lavadas. Logo essa máquina irá acionar o motor com a velocidade correta em cada ciclo de operação, fazendo com que sua roupa saia mais limpa no menor tempo possível, diminuindo o desperdício de energia.

Considerando esta analogia, podemos dizer que o sistema inverter em uma câmara de sementes controlará a velocidade do compressor conforme a carga térmica do produto o qual, no início do processo, estará alta, fazendo com que o compressor comece o processo de aceleração.

Conforme a carga térmica vai baixando, o compressor reduz sua velocidade. Essa manobrabilidade faz com que posamos extrair o máximo de rendimento do equipamento, entendendo a necessidade interna do galpão e avaliando as condições climáticas externas.

Quando aplicamos o sistema inverter conseguimos entregar ótimos resultados com alta produtividade, equilibrando a demanda com a oferta e resultando em economia de energia.