O design thinking é uma maneira de solucionar problemas, desenvolver produtos e pensar projetos baseados no processo que os designers usam. A razão de sua existência é satisfazer do cliente, seja ele interno ou externo. Vale lembrar que o design thinking é uma abordagem.
Leonardo Sá, diretor de serviço de TI da MJV Technology, explica que a empresa vai até o produtor para conhecer como é sua jornada de relacionamento com o produto. “Como ele interage com um trator, por exemplo. Como usa, faz a manutenção ou o que ele faz quando surge um problema”, comenta.
Depois disso, as informações são levadas para a consultoria e então começa a fase de análise, que é identificar e classificar cada parte dessa jornada com o produto. O passo seguinte é chamado de “ideação” – um processo de co-criação com o cliente – e de acordo com Sá, as ideias podem ser desde as mais básicas até as mais complexas.
“Identificamos o que pode ou não ser fabricado e vamos detalhando até chegar a um protótipo funcional, que pode ser um produto ou uma solução, como uma mudança de processo”, revela o diretor de serviço de TI. Com esse protótipo em mãos, a consultoria volta ao cliente para verificar a aplicabilidade daquilo com o cliente. Para daí sim, o processo se tornar realidade.