Ferramentas que permitam ao produtor rural gastar menos e que sejam sustentáveis tendem a ganhar cada vez mais espaço. Embora algumas dessas soluções ainda sejam protótipos desenvolvidos em outros continentes e ainda em fase de testes, também no Brasil, outras já podem ser encontradas em concessionárias e levadas para a sua produção.

Algumas dessas tecnologias foram apresentadas pela New Holland; como o trator que utiliza biometano como combustível e uma colheitadeira que consome menos combustível. O trator ainda em fase de testes, deve chegar ao mercado em até três anos. O veículo carrega nove cilindros que ao todo armazenam 300 litros de gás. Durante avaliações, se comparado ao diesel, o biometano apresentou um consumo 40% menor, 80% menos emissão de gás carbônico, além de não produzir fumaça nem cheiro.

É importante ressaltar que o produtor interessado em adquirir esse tipo de trator deve ter em sua propriedade um biodigestor, para assim, transformar qualquer tipo de dejeto animal em biomassa; transformando um produto passivo em ativo financeiro.

No caso da colheitadeira, ela consome 22% menos combustível e, consequentemente, menor perda na colheita quando comparada a uma máquina com motor tradicional. A mudança na motorização do veículo segue a nova legislação brasileira sobre emissão de gases poluentes para máquinas agrícolas com mais de 100 cavalos.