A digitalização da agricultura é um processo inevitável: as últimas inovações em máquinas e equipamentos comprovam que a tecnologia é uma grande aliada do produtor rural na busca pela otimização da atividade e pelo aumento da produtividade dos negócios.  

Com essa proposta de aprimorar os processos e maximizar os resultados da produção, a ARYS, empresa brasileira de tecnologia aeroespacial, apresenta aos visitantes da Agrishow 2022 suas soluções em agricultura de precisão. Com tecnologia de ponta, as linhas de drones desenvolvidos pela empresa permitem a redução de custos e a maximização da eficiência operacional nas atividades agrícolas.

Tecnologia híbrida é um dos diferenciais do modelo de drone pulverizador

Entre as soluções oferecidas pela ARYS a quem trabalha e vive do agro, o grande destaque é o drone pulverizador híbrido STRATUS H12, sucesso entre os produtores rurais pelo alto rendimento e melhor custo-benefício em comparação com outras marcas do mercado. 

Antônio Mendes, engenheiro agrônomo e consultor técnico de vendas da ARYS, destaca que a tecnologia híbrida garante ao modelo uma maior autonomia de voo. “O equipamento convencional elétrico tem uma autonomia de 10 a 12 minutos. Com o sistema híbrido, temos um aumento para cerca de 45 minutos de voo”, explica.  

O STRATUS H12, que é movido a combustível, também funciona com a bateria, que é ativada somente quando necessário. “Se o combustível terminar durante o voo, por exemplo, a bateria é utilizada para que o equipamento possa retornar e pousar com segurança, evitando uma queda durante o trajeto”, explica Mendes.

Menor custo operacional e maior produtividade

Além da maior segurança e autonomia de voo, o sistema híbrido do STRATUS H12 também se destaca por ser uma tecnologia econômica, isto é, com custo operacional muito mais baixo em comparação com qualquer alternativa elétrica tradicional.  

“O drone a bateria, dependendo da capacidade de carga e relevo onde atua, consome mais energia para conseguir fazer o trajeto, diminuindo o seu rendimento. Por ter essa autonomia, nosso drone consegue facilmente realizar essas operações mais complexas”, explica Mendes. “Nosso custo por hectare torna-se quase 3 ou 4 vezes mais barato que o drone convencional”, complementa o consultor técnico de vendas da empresa.

Solução em agricultura de precisão considera características das propriedades rurais do país

Luís Almeida, diretor de novos negócios da ARYS, pontua que as linhas de drones desenvolvidas pela empresa são adequadas às características dos produtores e das propriedades brasileiras. “As áreas agrícolas do Brasil geralmente são bem maiores do que de outros países”, destaca. “Nosso objetivo é atender ao público brasileiro da melhor forma possível.”  

Porém, para atingir esse objetivo, é necessário mais do que somente autonomia de voo. Por isso, os nossos clientes podem contar com um desenvolvimento, fabricação e pós-venda nacionais, que garante peças de reposição disponíveis em 48h, seguro e garantias inigualáveis no mercado de drones agrícolas brasileiro. 

Em complemento aos demais maquinários e equipamentos agrícolas utilizados nas propriedades rurais, o uso do drone pulverizador híbrido é uma alternativa eficiente e de melhor custo-benefício para otimizar a produção, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade e rentabilidade ao produtor. “O STRATUS H12 vem para complementar o uso do maquinário agrícola. Não é para substituir o avião ou o pulverizador, mas para auxiliar e complementar os outros processos por meio da agricultura de precisão”, analisa Mendes.  

Aprimoramento da agricultura digital e de precisão

Com 5 anos de atuação no mercado, a ARYS tem desenvolvido suas soluções para o agronegócio a partir da demanda dos próprios produtores rurais. Almeida ressalta que uma das necessidades apontadas por profissionais do setor está relacionada à adoção de tecnologias aprimoradas de pulverização — demanda que, a partir de 2020, tornou-se o principal projeto da empresa. 

Com boas expectativas para a 27ª edição da Agrishow, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril em Ribeirão Preto – SP, o diretor de novos negócios destaca a presença da ARYS no evento como uma oportunidade única de aproximar a empresa do produtor rural, contribuindo para a consolidação da marca na área da tecnologia agrícola, além do lançamento de um novo e inovador produto nesse evento. “A Agrishow será uma grande plataforma para estabelecermos nossa marca como referencial na agricultura 4.0 e agricultura de precisão”, observa Almeida.