Como aliar produtividade e rentabilidade a práticas sustentáveis na fazenda? Na Edição especial Pecuária da Agrishow Experience 2022, você encontra essa e outras respostas sobre o assunto de forma prática, completa e 100% gratuita!

Na segunda edição da Agrishow Experience 2022, transmitida nesta segunda-feira (26) pela plataforma digital da Agrishow, produtores e especialistas do setor se reuniram para discutir o panorama atual da pecuária brasileira, trazendo muita informação, insights e reflexões importantes sobre a produção nacional e sua relevância no mercado mundial de proteína animal.

A atração é dividida em quatro edições mensais que acontecem sempre na última segunda-feira do mês, às 19h. Além das palestras e painéis, a Agrishow Experience também reúne, em um só lugar, um espaço para troca de conhecimento, experiências e networking entre produtores rurais e demais profissionais ligados ao agronegócio.

Todas essas funcionalidades estão disponíveis gratuitamente na plataforma digital da Agrishow — basta acessar e aproveitar essa oportunidade única de ter uma experiência completa de conexões e negócios!

Confira, a seguir, os destaques da Edição especial Pecuária da Agrishow Experience 2022:

Edição especial mostra resultados positivos de práticas sustentáveis na pecuária

O tema central da segunda edição da Agrishow Experience 2022 foi a sustentabilidade na pecuária brasileira. A abordagem do assunto acontece justamente em um momento em que as práticas dentro da porteira que visam à redução das emissões de metano têm sido amplamente discutidas no mercado nacional e internacional.

Na palestra de abertura, Luiza Bruscato, gerente executiva do GTPS – Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável, explicou como o conceito de sustentabilidade evoluiu nas últimas décadas e ganhou espaço em diversos setores produtivos, inclusive na pecuária.

Ela afirmou que o Brasil tem condições de avançar nessa agenda e ganhar cada vez mais destaque no mercado mundial com soluções de menor impacto ambiental na pecuária. “Nós queremos ser protagonistas e, sem dúvida, o Brasil tem total potencial para isso, e também capacidade de aumentarmos nossa produção de forma sustentável”, ressalta.

“O produtor tem uma série de práticas sustentáveis que ele pode realizar. Como, por exemplo, manejo das pastagens que ele tem na propriedade, evitar a degradação de pastagens, recuperar pastagens degradadas — isso tem um impacto absurdo na captura do carbono”, exemplifica Bruscato.

A gerente executiva do GTPS explicou, ainda, como a organização tem atuado, em conjunto com representantes da cadeia produtiva da pecuária, para desenvolver ações que busquem a implementação de práticas mais sustentáveis na produção.

Mais do que uma solução interna, pecuária sustentável é oportunidade de expansão no mercado internacional

Na palestra de abertura, Bruscato ainda falou das oportunidades de fortalecimento da pecuária brasileira no comércio internacional, mencionando que a agenda da sustentabilidade é parte das exigências de alguns mercados importadores de proteína animal. “Em algum momento, teremos que estar de fato organizados para atender essas agendas e conseguirmos expandir os nossos mercados”, pontua.

Veja a palestra completa de Luiza Bruscato na plataforma digital da Agrishow

Palestra de abertura com Luiza Bruscato na edição especial Pecuária (Agrishow Experience 2022)

Painel Tecnologia discute soluções para a redução da emissão de metano na pecuária

No Painel Tecnologia “Mais resultados na pecuária com menos emissão de metano”, os pesquisadores William Marchió, consultor do CRIATEC, Ricardo Reis, da Unesp Jaboticabal, e Renata Branco (moderadora), do Instituto de Zootecnia (IZ), falaram sobre soluções que visam à redução da emissão de gases de efeito estufa na atividade pecuária, mencionando também os atuais obstáculos para a expansão e fortalecimento da produção de baixo carbono.

Um dos pontos levantados no painel foram os entraves na comunicação das pesquisas desenvolvidas no país a toda a cadeia produtiva. “A grande dificuldade nossa, talvez, é ter bons interlocutores”, avalia Marchió, citando as dificuldades de interlocução entre os agentes do campo e a região urbana — na qual, hoje, está inserida a maioria da população brasileira.

“Nós temos que inverter a maneira como a informação é repassada”, comenta Reis. “Temos linhas de pesquisa maravilhosas no sistema, da parte agronômica, da parte de produção, da parte de nutrição. Então precisamos realmente fazer esses grandes projetos reunindo os grupos de diferentes locais”, observa o pesquisador.

Sistema ILPF, mercado de créditos de carbono e intensificação sustentável: pesquisadores falam da adoção de tecnologias sustentáveis nas fazendas

No painel, os participantes também avaliaram a implementação de tecnologias sustentáveis na pecuária brasileira, como os sistemas de integração lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta. “O grande desafio é fazer com que essas tecnologias sejam adotadas e sejam criteriosamente adequadas a cada bioma, a cada situação. Eu falo que cada fazenda, às vezes cada talhão, é uma história, e se você não tem um conhecimento técnico, a probabilidade dessas tecnologias mais intensivas é de dar errado”, analisa Marchió.

O pesquisador explicou, ainda, como o pecuarista pode se preparar para participar do mercado de créditos de carbono: “Para o médio e pequeno [produtor], o caminho é procurar empresas que fornecem insumos que já estejam com trabalhos dessa natureza, empresas às quais eles vendem seus animais — os frigoríficos —, empresas de nutrição, que já têm um direcionamento, e começar a medir”, afirma Marchió. “O produtor precisa medir o que ele faz, qual a pegada de carbono dele, para que ele possa entender onde ele está nesse cenário”, acrescenta.

Outro assunto discutido no Painel Tecnologia foi o conceito de intensificação sustentável, que está relacionado ao uso mais eficiente de insumos. “Usando com eficiência, manejando o pasto, corrigindo as deficiências do solo, da planta e do animal — essa interação dos componentes do sistema —, você vai aumentar a eficiência de uso dos recursos”, explica Reis.

Assista ao Painel Tecnologia da Edição especial Pecuária na íntegra

Painel Tecnologia na edição especial Pecuária da Agrishow Experience 2022

Painel “Fala, Produtor!” mostra como pecuaristas estão atingindo bons resultados em produtividade e sustentabilidade

Adotar práticas sustentáveis na pecuária não são sinônimo de menor produtividade; pelo contrário: aliando sustentabilidade à produção, o pecuarista é capaz de obter maior rentabilidade e eficiência na atividade. É o que os participantes do Painel “Fala, Produtor!” desta edição da Agrishow Experience 2022 comprovam a partir de suas próprias experiências adotando modelos sustentáveis de produção.

Com a moderação do repórter da Revista DBO Renato Villela, os produtores Chris Morais (do Aerorancho em Barretos – SP), Mauro Lúcio Costa (da Fazenda Marupiara em Paragominas – PA) e Frederico Simioni (da Nelore Simioni em Nova Xavantina – MT) discutiram a importância da pecuária sustentável como uma estratégia benéfica em diversos aspectos da atividade.

Pecuária de precisão contribui para implementação de produção sustentável

Entre as ações citadas pelos participantes do painel, o emprego de tecnologias de precisão na pecuária foi destacado como uma prática que pode ajudar significativamente na gestão da fazenda aliada à preservação do meio ambiente.

A propriedade de Mauro Lúcio Costa, no Pará, é localizada no bioma amazônico, com obrigatoriedade de preservação de 80% da área. O rastreamento dos animais é uma das ações realizadas pelo pecuarista para otimizar a produção. “Quando nós temos rastreabilidade, quando conseguimos acompanhar os animais, conseguimos ver os que realmente não têm desempenho”, explica Costa.

O uso da tecnologia de precisão na análise do solo também trouxe resultados positivos à produção na propriedade de Chris Morais: “Tive economia de 30% de lançamento de calcário e fertilizante”, conta a pecuarista.

Além de ferramentas mais robustas de análise e gerenciamento da produção, os pecuaristas também citaram ações simples do dia a dia que, quando realizadas juntamente com um esforço de conscientização de toda a equipe da fazenda, ajudam a consolidar a pecuária sustentável na propriedade. Morais conta que no Aerorancho, por exemplo, há a separação de resíduos para reciclagem. “A gente tem que falar, compartilhar essas boas práticas”, afirma. “Se cada um fizer sua parte, vamos conseguir fazer essas agremiações de valores”.

Painel aborda projeto que busca maiores vantagens econômicas e ambientais ao produtor rural

Frederico Simioni é um dos fundadores da Liga do Araguaia, que reúne produtores com o compromisso de adotar melhores práticas de sustentabilidade nas fazendas. Com o projeto “Conserve no Araguaia”, pela Liga, os produtores já estão recebendo por manterem o excedente de reserva legal em suas propriedades. “Eu considero que esse projeto foi um grande mérito para o produtor rural. Foi um projeto pioneiro, junto com o IPAM, para pagamentos de serviços ambientais com o excedente da reserva legal”, conta Simioni.

O objetivo, segundo ele, é criar vantagens econômicas e ambientais para o produtor brasileiro — mais especificamente no Vale do Araguaia. “Esse é o futuro, é produzir com boas práticas, e elas estão totalmente interligadas com o aumento da produtividade, e ligadas também à diminuição da pegada de carbono etc.”, comenta Simioni.

Mauro Lúcio Costa reflete que a adoção de práticas sustentáveis na pecuária perde sua eficácia quando não há uma verdadeira conscientização do produtor em relação aos ganhos com esse processo. “Quando a gente começa a fazer tudo só por causa da pressão da lei, isso é difícil para nós. Quando nós começamos a fazer as coisas para produzir mais, para poder melhorar a nossa rentabilidade, é muito fácil de fazermos”, observa. Afinal, quando o olhar do produtor é voltado para a produção aliada à proteção das riquezas naturais, os resultados são claros. “O valor agregado da biodiversidade é muito grande”, ele conclui.

Assista agora ao Painel “Fala, Produtor!” na plataforma da Agrishow Experience

Painel Fala, Produtor! na Agrishow Experience 2022

Conteúdo da Edição especial Pecuária já está disponível na plataforma da Agrishow Experience

Se você gostou do conteúdo deste artigo mas não conseguiu assistir à edição especial Pecuária da Agrishow Experience 2022, aí vai a boa notícia: a atração já está disponível, na íntegra, na nossa plataforma digital! É só clicar aqui e aproveitar todo o conteúdo.

A próxima edição da Agrishow Experience 2022 será sobre Cana! Nosso terceiro encontro está marcado para o dia 31 de outubro, às 19h, e promete trazer ainda mais conteúdo de qualidade e oportunidades de networking e negócios para quem é do agro.

Para continuar atualizado, acompanhe nosso canal de conteúdo e as redes sociais da Agrishow! Siga as páginas no Instagram, no Facebook, no Twitter e no LinkedIn

Inscreva-se no YouTube da Agrishow para ver mais conteúdos exclusivos sobre o mundo do agronegócio