Sustentabilidade é um assunto que está em alta há muito tempo, e, aqui na Feira Agrishow 2023, uma tecnologia sustentável está agradando visitantes e também expositores! A energia fotovoltaica ganhou destaque como uma vitrine de negócios nessa edição da feira. Marcas como Ilumisol, Serrana Solar e EcoPower relataram estar felizes com os resultados durante o evento.
A Serrana Solar, que está pela primeira vez expondo no evento, por exemplo, explicou que acredita muito no potencial de divulgação que a Agrishow está proporcionando. Já a gerente de Marketing da Ilumisol, Kelly Penteado, relata “baseados em nossas participações anteriores na Agrishow, mantemos boas expectativas para esta edição”. E a EcoPower, que está pela segunda vez no evento, trouxe novidades e contou que guarda expectativas positivas de fechamento de negócios com os clientes prospectados.
Ciência e Tecnologia a favor do agronegócio
O agronegócio tem muito a ganhar se aproximando e utilizando a ciência, explica o professor Eric Morgan, da Universidade de Illinois (EUA), que falou sobre “Ciência do Agronegócio - Desafios e Oportunidades”, durante o terceiro dia da feira Agrishow.
O professor veio para a Agrishow num grupo de quatro professores, liderados pela pesquisadora e jornalista brasileira Joana Colussi, um projeto de pesquisa relacionado à adoção de tecnologias digitais na produção de soja no Brasil e nos Estados Unidos.
De acordo com ele, o futuro está na busca e na utilização do conhecimento já disponível. “As fazendas, especialmente, precisam fazer uso de dados e análises destes números para realizar seus negócios e prospectar crescimento”, disse Morgan. “O engajamento da ciência com o agronegócio veio para ficar. Essa é uma ação que agrega valor. O conhecimento está aí, pois é nele que devemos confiar, ou seja, no conhecimento científico”, emendou.
Pavilhão do Agroturismo
Mais uma parceria de sucesso é entre as Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. O Pavilhão de Agroturismo reúne, em um espaço de 1.200 m2, mais de 60 produtores artesanais que oferecem, para degustação e comercialização, itens variados que vão do mel ao café, passando pela cachaça, vinhos, cervejas artesanais, doces, azeites, charcutaria e itens a base de leite (de vaca, cabra e búfala), entre outros.
De acordo com Ana Cristina Clemente, a exposição dos produtos é uma boa forma de fomento aos produtores e a região. "O visitante conhece o produto e pode visitar a propriedade posteriormente e assim fomentamos o turismo rural e também o gastronômico”, explica a coordenadora de Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
Um dos expositores é a Vinícola Biagi, que traz para a feira a primeira safra do vinho tinto. Segundo Paulo Vitor, representante da empresa localizada no município de Cravinhos, a expectativa é divulgar e fortalecer a marca. Já o laticínio Família Rossato, em Pilar do Sul, aposta nos produtos de leite de búfala (queijos variados e doces de leite), sem adição de conservantes, como o seu diferencial. Para a proprietária, Michele Fernandes Minoro Rossato, a Agrishow é uma vitrine importante para divulgar o trabalho do pequeno produtor para um número cada vez maior de pessoas, não apenas de São Paulo, mas de outros estados do país.
Sucesso reconhecido pelas Mulheres
Pelo terceiro dia consecutivo, o espaço dedicado ao Agrishow Pra Elas esteve o dia todo cheio de visitantes que vieram de longe para acompanhar a programação e conhecer as convidadas.
A programação de quarta-feira também foi marcada pelo lançamento do Prêmio Mulheres do Agro, com o objetivo de Reconhecer iniciativas de boas práticas agropecuárias e gestão sustentável com foco em ESG (meio ambiente, social e governança). A iniciativa, idealizada pela Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), está com inscrições abertas.
“O prêmio Mulheres do Agro é nosso orgulho, ficamos muito felizes em dar voz para essas mulheres e divulgar a presença feminina neste segmento. Este ano isso será ainda mais potencializado com a adesão de sete entidades”, afirmou Mariana Araújo, organizadora da premiação pela Abag.
Isabela Fagundes, especialista em Comunicação da Divisão Agrícola da Bayer, diz que a expectativa para esta edição é um número cada vez maior de histórias e exemplos femininos no campo. “Que as mulheres ocupem, de fato, seu espaço de fala e comuniquem sobre o que elas estão fazendo em termos de ESG. Temos mais de 1 milhão de mulheres que lideram propriedades, segundo o IBGE, e queremos dar visibilidade a elas. Quando uma mulher conta sua história e ganha um prêmio, todas são reconhecidas criando uma identificação e uma rede de apoio entre elas”, revelou.
O prêmio chega à sexta edição com reforços de empresas, associações e institutos que agregam reconhecimento e autoridade à iniciativa. Serão premiadas as candidatas que ficarem nas três primeiras colocações de cada categoria (pequena, média e grande propriedade), o que significa um total de nove vencedoras, que serão reveladas durante a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo. Criada em 2018, já reconheceu a gestão inovadora e sustentável de 45 mulheres do setor e recebeu mais de 900 inscrições.
O projeto conta com o apoio da Embrapa, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas (Andav), Faculdade de Tecnologia (Fatec) Pompeia, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
Lounge dos embaixadores recebe famosos do agro
O espaço dos embaixadores também é sucesso na Feira Agrishow, e, nesta quarta-feira, além dos embaixadores oficiais, contou com a visita de dois ex-BBB's ligados ao agronegócio: agricultor Caio Afiune e Gustavo Benedeti (Gustavo "Cowboy") também passaram pelo espaço.
A 28ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – que acontece entre os dias 01 e 05 de maio, acontece em Ribeirão Preto, São Paulo, e, conta com mais de 800 expositores nacionais e internacionais. Não fique de fora!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.