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Último encontro da Agrishow Experience 2022 apresenta tecnologias e visão de mercado para o setor de citrus e hortifruti

Article-Último encontro da Agrishow Experience 2022 apresenta tecnologias e visão de mercado para o setor de citrus e hortifruti

Edição especial Citrus e Hortifruti da Agrishow Experience 2022
Edição especial Citrus e Hortifruti encerra série de quatro encontros mensais que aconteceram entre os meses de agosto e novembro. Todo o conteúdo já está disponível gratuitamente na plataforma digital

Nesta segunda-feira (28), o quarto e último encontro da Agrishow Experience 2022 reuniu especialistas e produtores rurais em uma discussão abrangente sobre os desafios, oportunidades e conquistas da citricultura e do setor de hortifruti no país.

Com enfoque na contribuição da tecnologia e inovação para o desenvolvimento dessas culturas, a Edição especial Citrus e Hortifruti abordou diversos tópicos de interesse do produtor, desde análises especializadas do mercado nacional e internacional até painéis sobre os impactos positivos que a tecnologia agrícola trouxe ao dia a dia da produção nesse setor.

O conteúdo desta edição, assim como os encontros anteriores, já está disponível na íntegra na plataforma digital da Agrishow Experience, de forma 100% online e gratuita. Além das palestras e painéis, a plataforma também oferece oportunidades de networking e negócios durante todo o ano.

Confira, a seguir, mais detalhes da Edição especial Citrus e Hortifruti:

Palestra de abertura destaca protagonismo mundial do Brasil na exportação de suco de laranja

Um dos principais produtos da citricultura brasileira, o suco de laranja ocupa lugar de destaque não só nacionalmente, como também no mercado internacional: o Brasil é o maior fornecedor mundial desse produto. A liderança que nosso país ocupa nesse setor foi o tema da palestra de Ibiapaba Netto, diretor executivo da CitrusBR, na abertura da edição Citrus e Hortifruti da Agrishow Experience 2022.

Contextualizando a produção nacional de suco de laranja ao longo das últimas cinco décadas, o palestrante explicou como o país iniciou sua trajetória de exportador do produto até alcançar o protagonismo mundial. “O suco de laranja é um dos setores que mais cedo se internacionalizou”, observa Netto, destacando que as primeiras exportações do produto começaram ainda na década de 1960. Hoje, o Brasil é responsável por 75% do comércio internacional de suco de laranja.

Brasil também é destaque em tecnologias de combate ao greening

Durante a palestra, o diretor executivo da CitrusBR também falou dos desafios enfrentados pelo setor. O principal deles envolve o combate a pragas e doenças, já que o maior inimigo da produção de laranja, como observa Netto, é o psilídeo, inseto responsável pela transmissão do greening.

O palestrante ressalta, no entanto, que o Brasil é referência na adoção de estratégias de combate à doença, utilizando a tecnologia como aliada nesse processo. “Você tem estratégias de plantio, de pulverização; você tem armadilhas, trabalhos que são feitos de forma coletiva e que fazem com que seja possível esse controle da doença”, explica.

Netto também falou dos resultados da produção nacional de suco de laranja nas últimas safras e compartilhou, ainda, perspectivas para o cultivo nos próximos anos.

Veja a palestra completa de Ibiapaba Netto na Agrishow Experience 2022:

Palestra de abertura com Ibiapaba Netto, na edição especial Citrus e Hortifruti

Painel Tecnologia para Citrus discute principais inovações em pesquisa e tecnologia na citricultura brasileira

A posição de destaque que a citricultura nacional ocupa no mercado mundial é resultado de um extenso trabalho de diferentes partes integrantes do setor. Nessa dinâmica de evolução da produção de citrus, a contribuição da ciência, tecnologia e inovação é inegável.

Discutindo as principais soluções já implementadas — e em desenvolvimento — para o avanço da citricultura nacional, Dirceu de Mattos Junior, pesquisador e diretor do Centro de Citricultura do IAC, e Emilio Favero, diretor da AlfaCitrus, compartilharam suas visões e experiências no Painel Tecnologia da Agrishow Experience 2022.

“A pesquisa historicamente, no contexto de inovação, tem contribuído até hoje sensivelmente com os valores da citricultura”, afirma Junior. No painel, ele explicou de que forma os trabalhos de pesquisa no país têm contribuído para o desenvolvimento da produção nacional de citrus, destacando as ações realizadas pelo IAC para o fortalecimento da produção e, também, da sustentabilidade no setor. “A pesquisa está rompendo as barreiras ou aqueles limites do artigo científico e está se integrando cada vez mais nesse processo [de produção no campo]”, reflete o pesquisador.

“A transformação digital vem no sentido de você usar tecnologia para que aquilo que você esteja fazendo seja feito de forma muito melhor ou diferente do que se costumava fazer”, observa Emilio Favero, avaliando os resultados já obtidos por seu negócio com a implementação estratégica de novas tecnologias.

O diretor da AlfaCitrus também destacou o que ainda precisa ser aprimorado na cadeia produtiva em termos de tecnologia e inovação. “Você sempre tem que trabalhar em cima pelo menos de três pilares da inovação: ela tem que trazer uma redução de custo, um ganho de eficiência ou uma vantagem competitiva”, diz.

Assista ao Painel Tecnologia para Citrus na íntegra:

Painel Tecnologia para Citrus na Agrishow Experience 2022

Painel Tecnologia para Hortifruti mostra resultados do uso de tecnologias no setor

Além do painel sobre pesquisa e inovação na citricultura, a Agrishow Experience 2022 também apresentou uma análise completa do setor brasileiro de hortifruti! O segundo Painel Tecnologia desta quarta edição contou com a participação do chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Henrique Carvalho, e de Lucas Siqueira, produtor de tomate no grupo Predilecta e influenciador digital.

Na oportunidade, os participantes falaram sobre os desafios enfrentados no setor e as soluções inovadoras que contribuem para o aumento da produtividade e sustentabilidade no cultivo de hortifruti.

“Nosso maior desafio atualmente é o clima”, afirma Lucas Siqueira, acrescentando também fatores que têm impactado os custos de produção do tomate — como a guerra na Ucrânia, a alta do dólar, a dependência externa de insumos e os efeitos da pandemia.

O produtor destaca, no entanto, que soluções tecnológicas já têm chegado à propriedade para aprimorar os processos. “As empresas de defensivos agrícolas têm vindo com moléculas novas para poder melhorar a eficiência do controle, e a gente precisa orientar o produtor a trabalhar com essas novas moléculas”, conta.

No painel, Siqueira também comentou como sua presença nas redes sociais pode contribuir para a disseminação de informações e novas tecnologias para o agronegócio. “Eu levo as minhas redes sociais de forma muito transparente, sou muito verdadeiro, não trago nada ‘engessado’”, diz. “Acho que temos que levar essa imagem do dia a dia do campo cada vez mais para os olhos de todos os brasileiros”, complementa o produtor.

Assista agora ao Painel Tecnologia para Hortifruti:

Painel Tecnologia para Hortifruti na Agrishow Experience 2022

Painel também discutiu importância da pesquisa e de parcerias público-privadas no desenvolvimento e aplicação de soluções para o campo

Ainda no Painel Tecnologia para Hortifruti, o chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças falou sobre a atuação da instituição em busca do aprimoramento da produção nacional no setor. “A Embrapa Hortaliças tem uma atuação nacional com o objetivo de oferecer tecnologia de cultivares, insumos e outras técnicas, processos agropecuários, sistemas de produção voltados para aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a sustentabilidade na produção e na cadeia produtiva de hortaliças, em específico”, explica Henrique Carvalho.

Um dos exemplos de inovação mencionados pelo pesquisador é o desenvolvimento da arbolina, um bioestimulante nanotecnológico que potencializa o metabolismo das plantas e contribui para o aumento da produtividade — tanto no cultivo de hortaliças quanto, também, em outras culturas que já estão sendo testadas. “É um produto à base de carbono; essa ideia foi gerada da Universidade de Brasília, e o uso na agricultura foi testado inicialmente na Embrapa”, explica. 

Henrique comentou, ainda, sobre a importância das parcerias público-privadas para a evolução da tecnologia na agricultura brasileira. “Precisamos dar as mãos. Há vários elos necessários que seguem a pesquisa e que precisam estar integrados nesse processo”, reflete.

Conteúdo da Agrishow Experience está disponível gratuitamente na plataforma digital

As edições da Agrishow Experience 2022 podem ter terminado, mas nossa jornada digital que reúne conteúdo, networking e negócios continua! Acessando agora mesmo a plataforma, você pode assistir às quatro edições especiais na íntegra e, ainda, confere todas as soluções disponíveis gratuitamente para você que é do agro. Clique aqui e faça parte dessa experiência completa!

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