Implemento INOVADOR que executa, em uma única passada, 7 operações necessárias para o plantio da cana-de-açucar em toletes e elimina a operação quebra lombo. Com o mínimo de revolvimento do solo, denominado plantio direto ou cultivo mínimo, para isso a cana é cortada em toletes formando as sementes que são posicionadas longitudinalmente em sulcos no solo com o mínimo revolvimento e depois coberta com terra hortada misturada ao adubo pelas lâminas helicoidais rotativas.
Nessas operações:
1 - A sulcagem é realizada no exato momento do plantio, mantendo a temperatura e a umidade pré-existente no solo.
2 - As mudas. Partem da cana inteira, normalmente advinda da meiose, totalmente saudável, pois não sofre a ação de maquinário , nem a desidratação pelo corte antecipado, e com todas as suas gemas intactadas. De forma manual é inserida verticalmente no cortador de toletes da própria máquina, as quais serão depositadas no sulco longitudinalmente, normalmente uma alinhada ou até duas, mudando de mais de 15 toneladas por há a talvez duas. Reduzindo assim significativamente o custos das mudas, sua qualidade e garantia de nascimento.
3 - No plantio. A máquina combinada, por realizar todas as operações necessárias ao plantio em uma única passada deposita as mudas alinhadas em solo frio, com alguma umidade pré-existente. Para as duas linhas somente três pessoas.
4 - Na adubação. O equipamento deposita o adubo sobre os torrões e quando do cobrimento o mesmo será jogado sobre os toletes já misturados com o solo hortado pelos rotores do cobridor.
5 - No cobrimento com a terra hortada. A máquina combinada possui um cobridor rotativo de lâminas helicoidais que tritura os torrões recém-produzidos e joga o solo hortado sobre os toletes, momento em que serão 100% envolvidos e cobertos com a terra fofa, fria e úmida. Imediatamente se iniciará a transferência da umidade aos mesmos. Não há chance de ficarem bolsões de ar ao redor da muda assim mantendo o seu vigor.
6 - A compactação. Após o cobrimento com terra fofa um rolo compactador, regulado com pressão adequada para cada tipo de solo de tal sorte que o tolete recém-depositado estará 100% em contato com a terra, iniciando assim imediatamente a troca de umidade e o seu desenvolvimento. É plantar para nascer.
7 - A aplicação de defensivos. Acompanha a máquina um equipamento de pulverização com defensivos para completar, em um único ciclo de trabalho, toda a operação de plantio. Elimina a operação quebra lombo, pela inexistência do mesmo.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.