A Agrishow, principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina, chega à sua 31ª edição com foco em inovações que apoiam o produtor rural a atuar na agenda de sustentabilidade, que tem se tornado uma pauta importante para a preservação do setor. Máquinas, equipamentos e sistemas apresentados pelos expositores trazem soluções voltadas à redução do desperdício e ao uso mais racional dos recursos naturais.

Segundo Pedro Estevão, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), “o maquinário agrícola desempenha um papel cada vez mais estratégico, apoiando o uso mais racional de recursos como água e energia, além de processos produtivos mais controlados e compatíveis com as exigências ambientais e comerciais”.

Entre as aplicações práticas estão tecnologias que permitem definir parâmetros técnicos detalhados das operações no campo. “Podemos citar como exemplo as pulverizações realizadas com drones, cujos sistemas consideram variáveis como vento, temperatura, umidade e taxa de aplicação. Ao final da operação, geram relatórios técnicos que comprovam se as condições planejadas foram cumpridas, ampliando o controle e a rastreabilidade das atividades”, diz Estevão.

Digitalização, dados e rastreabilidade ganham protagonismo

Também avançam tecnologias que integram softwares e análise de dados para a digitalização do solo e das operações agrícolas, apoiando práticas de agricultura de precisão e iniciativas ligadas ao mercado voluntário de carbono.

“Os expositores apresentam inovações como inteligência artificial (IA) preditiva para antecipar riscos, modelos digitais de lavoura que simulam cenários de produção, análise avançada de dados geoespaciais, monitoramento por satélites de alta resolução e sistemas automatizados de comprovação de origem”, afirma João Carlos Marchesan, presidente da Agrishow.

Esse avanço tecnológico está conectado ao cenário regulatório global. Segundo o DataLab da Serasa Experian, a regulamentação ligada à agenda ambiental, social e de governança cresceu 155% na última década, com mais de 2.400 normas em vigor. Regras como o Regulamento Europeu de Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) já influenciam contratos e fluxos comerciais ao exigir comprovação de origem e rastreabilidade de produtos agropecuários destinados à União Europeia.

“Durante a Agrishow, o produtor poderá ter acesso a ferramentas que auxiliam a organizar informações e a tomar decisões mais seguras para que a produção agrícola atenda às normas e exigências do mercado internacional”, diz Marchesan.

Boas práticas aplicadas

As discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade também se refletem na organização da Agrishow. O evento adota práticas alinhadas à legislação brasileira para o setor de eventos e desenvolve iniciativas voltadas à valorização das pessoas, à inclusão e ao apoio a instituições locais.

Entre as ações de cunho social, a Agrishow mantém iniciativas de apoio a entidades de Ribeirão Preto (SP), como a Casa das Mangueiras, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e o hemocentro da cidade, contribuindo com atividades assistenciais e de apoio à comunidade. A feira também promove a inclusão no mercado de trabalho ao contratar profissionais PCD, além de colaboradores com mais de 50 e 60 anos para atuar durante o evento.

No pilar ambiental, o evento mantém a parceria com a cooperativa Cooperagir, que possibilita o reaproveitamento de mais de 50 toneladas de resíduos recicláveis por edição, gerando renda para famílias da região. Além disso, a feira tem parcerias para realizar a doação de marmitas provenientes das praças de alimentação, com alimentos que não foram comercializados, e incentiva a economia local ao integrar pequenos empreendedores da região às áreas de food trucks.

“A cada edição, buscamos ampliar as ações relacionadas à agenda ambiental, social e de governança, pois temos um compromisso com o agronegócio, com a comunidade de Ribeirão Preto e com o país. Queremos mostrar que é possível aliar desenvolvimento a práticas responsáveis”, afirma Liliane Bortoluci, diretora da Informa Markets, organizadora da Agrishow.

Participe da 31ª edição da Agrishow

Você não vai querer ficar de fora da maior feira do agronegócio da América Latina! Os ingressos para a Agrishow 2026 já estão disponíveis no site oficial do evento.