• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tecnologia

Veja quais são os principais conceitos ligados à agricultura de precisão

A Agricultura de precisão é bastante complexa, tendo conceitos variados que englobam a chamada tecnologia embarcada em máquinas agrícolas. Veja as principais inovações neste contexto:

  • Telemetria: Do grego: “tele” que significa “remoto” e “metron”, indicando “medida”. Essa tecnologia é focada em monitoramento, medição e/ou rastreamento de dados enviados via comunicação sem fio (rádio ou satélite) a uma central de controle.
  • IoT – Internet of Things: Este conceito representa como a tecnologia interage com os equipamentos e com as pessoas. A ideia básica da IoT é que qualquer equipamento eletrônico pode estar conectado à Internet gerando informações diversas e melhorando a eficiência de qualquer sociedade.

Na agricultura, tomamos como exemplo as condições climáticas. Ao combinar o uso de sensores de coletas de dados de umidade, temperatura e precipitação, com ferramentas como Big Data e Machine Learning, são geradas informações climáticas mais confiáveis, que terão grande valia para auxiliar o produtor na tomada de decisão.

  • VRT – Tecnologia de Aplicação à Taxa Variável: As VRT são definidas como o conjunto de tecnologias que objetivam efetuar aplicações diferenciadas dos fatores de produção, baseando-se na informação recolhida para cada unidade de área, num determinado instante e numa determinada parcela de terreno.

Na agricultura, as tecnologias VRT são aplicadas a máquinas agrícolas principalmente para permitir uma aplicação controlada de insumos (fertilização e pulverização), sendo também utilizadas para permitir o controle de plantio (espaçamento e quantidade de sementes) de acordo com mapa de recomendação.

  • On-the-go: O sensoriamento on-the-go é um tipo de sensoriamento direto no qual há sensores embarcados nas máquinas agrícolas coletando dados e oferecendo informações em tempo real.

As tecnologias On-The-Go realizam todo o sensoriamento e processamento (tomada de decisão) exatamente durante o movimento da máquina. Os sistemas baseados nessas tecnologias não necessitam de georreferenciamento para funcionarem, porém incluem uma unidade de comando dinâmico que é capaz de determinar a aplicação através de análises em tempo real das medidas de um sensor do solo ou cultura para cada lugar dentro do ambiente percorrido.

  • ISOBUS: Este é o protocolo universal para comunicação eletrônica entre implementos, tratores e computadores. O objetivo inicial da tecnologia de dados ISOBUS é promover a padronização da comunicação estabelecida entre tratores e implementos, com isso é assegurada total compatibilidade de transferência de dados entre sistemas móveis e softwares agrícolas.

Muitas pessoas falam que a agricultura de precisão é o futuro do agronegócio. Estão errados! Hoje esse termo se faz muito presente, e quem não se inserir neste contexto, estará preso ao passado.

Pecuária intensiva

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *