Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cultivo de diferentes espécies pode ser feito na mesma área e traz lucro

 

Plantio consorciado é uma alternativa para o agricultor e que promete aumentar a renda. De acordo com docente do curso de Agronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, cultivo consorciado é o cultivo simultâneo de duas ou mais espécies agrícolas na mesma área, em que, não necessariamente, a semeadura ou plantio ocorram na mesma época.

Barbosa explica que o consórcio pode ser realizado com espécies de diferentes ciclos (mensal, anual e perene), como também, com espécies de diferentes portes de altura (herbáceas, arbustivas e arbóreas).

A forma consorciada do plantio permite uma interação biológica benéfica para todas as espécies cultivadas. Além disso, possibilita a otimização do uso de recursos ambientais, como nutrientes, água e radiação solar, uma vez que as espécies de plantas possuem ciclos de crescimento diferentes.

Praticamente todas as culturas podem ser consorciadas (como hortícolas, frutíferas, graníferas, arbóreas, florestais etc.) como também, todos os tipos solos permitem o cultivo consorciado. No entanto, Barbosa faz uma ressalva importante. “Não existe uma receita de bolo em relação às quais tipos de consórcio o produtor deve utilizar”.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar