Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Veja como agricultura de precisão melhorou produtividade e reduziu custos para produção de cana-de-açúcar

O termo “Agricultura de Precisão” foi definido em 2012 pelo Mapa (Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento) e trata de um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variação espacial e temporal da unidade produtiva e visa ao aumento de retorno econômico, à sustentabilidade e à minimização do efeito ao ambiente. Basicamente, ao ser aplicado de maneira consciente, proporciona retornos que possibilitam ganhos de lucratividade ao produtor, como redução de desperdício e aumento da produtividade - otimizando recursos, como máquinas, operadores, uso de terra e insumos.

Formado na área financeira e tendo atuado no mercado de ações, Victor Paschoal Cosentino Campanelli, da Agropastoril Pascoal Campanelli, que atua com confinamento de bois e fornecimento de cana de açúcar, percebeu que havia oportunidade de ser mais eficiente. A empresa introduziu a tecnologia de piloto automático RTK e sistematizou a segurança das informações, assegurando que o projeto fosse realizado no campo. O que permitiu aumento de quantidade de metros lineares nos canaviais reformados, reduziu quantidade de terraços, melhorou aproveitamento da água e aumentou significativamente a eficiência das máquinas, sobretudo das colhedoras.

Podemos receber e enviar dados através da transmissão de dados sem fio o que garante maior agilidade, segurança e redução de custo com a gestão de dados

Segundo Campanelli, com sistemas de controle de taxa de fertilizantes foi possível direcionar melhor os fertilizantes e corretivos para áreas de maior potencial produtivo e aumentar a produtividade nesses locais onde o fator limitante produtivo é o nutriente. Houve ainda a implantação da “Fazenda Conectada” que possibilitou monitorar operações remotamente.

A Agropastoril Pascoal Campanelli aumentou o controle da operação no campo onde a empresa pôde verificar a qualidade das operações, o tempo que cada máquina trabalhou em cada área, qual a quantidade de insumos gastos e onde ela trabalhou. Recentemente, a empresa começou a testar um monitor de produtividade para cana-de-açúcar e introduziu sistemas de medição da condutividade no solo para geração de zonas de manejo.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar