capa-profissionais-do-agro-do-futuro.jpg

Profissionais do agro do futuro: a importância da capacitação

A tecnologia está se inserindo cada vez mais na agricultura, sendo utilizada em um número cada vez maior de atividades no agronegócio. Se pensarmos que com um clique no celular já temos os dados da lavoura – ao utilizarmos um software agrícola para a gestão da fazenda –, percebemos que isso já é uma realidade.

*MSc. Eng. Agrônoma Gressa Chinelato - Lavoura10 (Aegro)

O agronegócio é um setor fundamental para a economia do país, representando cerca de 21% do PIB brasileiro.

Para que ele siga com toda essa pujança, novas tecnologias e técnicas estão sempre sendo inseridas no campo, para melhorar a gestão da empresa rural, a produtividade e a margem de lucro do produtor.

Mas não é só a empresa rural que precisa mudar, os profissionais do agro devem se capacitar para agregar cada vez mais valor ao setor.

Por isso, neste texto vamos abordar a importância da capacitação profissional para o agronegócio do futuro. Confira!

Tecnologia e a capacitação de profissionais do agro

A tecnologia está se inserindo cada vez mais na agricultura, sendo utilizada em um número cada vez maior de atividades no agronegócio.

Se pensarmos que com um clique no celular já temos os dados da lavoura – ao utilizarmos um software agrícola para a gestão da fazenda –, percebemos que isso já é uma realidade.

O aumento de tecnologias no campo foi identificado com o Censo Agro do IBGE. A pesquisa mostrou que cerca de 1.430.156 produtores declararam ter acesso à internet em 2017, contra apenas 75 mil em 2006 – um aumento de 1.900%.

Já o acesso ao telefone passou de 1,2 milhão para 3,1 milhões, alta de 158% entre 2006 e 2017.

Esses números mostram o reflexo do crescimento da tecnologia utilizada no campo ao longo dos anos.

Com tanta tecnologia, é preciso realizar a capacitação dos profissionais do agro, ou seja, aprimorar os conhecimentos técnicos dentro da sua respectiva profissão no agronegócio.

Com a qualificação profissional, os trabalhadores obtêm os conhecimentos e habilidades necessários para exercer sua ocupação com excelência.

Os profissionais do agro necessitam de qualificação profissional e atualização constante para se aprimorar na profissão, ainda mais quando pensamos no futuro e nas mudanças que podemos esperar no agronegócio, principalmente com novas técnicas e tecnologias.

Afinal, não adianta ter alta tecnologia na lavoura se o profissional do agro não consegue colocá-la em prática para melhorar a produtividade e a gestão das atividades.

Importância da capacitação de profissionais do agro do futuro

É comum escutarmos que é necessário estudo para conduzir uma empresa rural.

Mas nem sempre foi assim. Se antes era falado que “Se não estudar, vai ter que trabalhar na roça”, hoje é exatamente o contrário: “Para trabalhar na roça, você precisa estudar!”.

Antigamente, esse desestímulo acontecia porque o trabalho no campo exigia um grande esforço físico, já que não havia muita tecnologia, o que não atraía os jovens.

Agora, esse contexto mudou. As pessoas que querem exercer alguma atividade no setor do agro precisam de muito estudo.

É essencial obter e analisar todos os dados da lavoura, utilizar as novas tecnologias para melhorar a gestão da empresa rural e se manter competitivo como um bom profissional do agro no mercado de trabalho.

É claro que a experiência prática no campo e nas atividades do agro também são muito importantes, mas também é necessário se capacitar para as novas tecnologias e atividades.

Para o engenheiro agrônomo, Dirceu Gassen, que foi um importante pesquisador na área de fisiologia de plantas, a informação e o conhecimento são chaves para a agricultura. E ele ainda afirmou que a essência da evolução é o treinamento.

Gassen nos mostrou a importância do conhecimento para a agricultura e também para o profissional do agro em um mundo tão competitivo e com tanta tecnologia.

Isso também foi comentado por Fernando Couto de Araújo (gerente de educação formal do Senar Goiás):

“O profissional deve estar atento às mudanças tecnológicas que surgem constantemente, buscando se capacitar continuamente para acompanhar esta elevação no nível de tecnologia e ocupar posições estratégicas dentro do setor do agronegócio. As atividades agrícolas e pecuárias estão cada vez mais competitivas, com margens de lucro cada vez mais estreitas. Portanto, os profissionais envolvidos devem realizar suas atribuições com eficiência, para contribuir para a viabilidade destas atividades.”

Um bom exemplo de sucesso de profissionais que se capacitaram são as Mulheres no Agro, que hoje estão revolucionando a pecuária.

Isso mostra como a capacitação é importante na atualidade e também para o futuro do agro.

Mas quais as áreas do agronegócio em que a tecnologia será mais relevante no futuro? É importante conhecer essas tendências para saber em que áreas vale a pena se capacitar.

Áreas do agro que podem ser destaque no futuro

As áreas do agro que podem ter destaque no futuro são as que envolvem tecnologia e estão relacionadas com agricultura digital.

/sites/agrishow.com/files/DRONE-CRV-660x330.jpg

Tecnologia: Lavouras de cana e soja otimizam processos com uso de drones

(Fonte: Canal Jornal da Bioenergia)

Algumas áreas que podem se destacar no futuro, segundo Chamochumbi (gestor da Usina da Inovação), são:

  • Ciências Agrárias;
  • Gestão, de uma maneira geral;
  • Desenvolvimento e suporte das soluções tecnológicas.

Lembrando que alguns serviços e categorias que ganharam destaque nos últimos anos foram:

  • Plataformas de gestão de custos e produtividades;
  • Soluções de rastreabilidade;
  • Controle biológico;
  • Sistemas integrados;
  • Processamento de imagens;
  • Mecatrônica e robótica.

Agora que você entendeu qual a importância da capacitação profissional, veja esta dica para se capacitar no agro.

Dica importante para capacitação de profissionais do agro do futuro

Para ser um bom profissional do agro, além de ter o conhecimento técnico, você precisa ter uma boa comunicação, visão estratégica, ser criativo e saber trabalhar em equipe, entre outros requisitos. E também se capacitar tecnicamente.

Diante disso, surge a seguinte questão: o que devo estudar para me capacitar?

Sugerimos que você realize um planejamento. Aliás, qualquer projeto relevante para o futuro começa com um bom planejamento.

Neste planejamento, você deve verificar quais áreas em que precisa se aperfeiçoar profissionalmente e qual o prazo necessário para realizar a capacitação.

Após levantar essas informações, verifique quais instituições oferecem a capacitação desejada e mãos à obra.

É importante lembrar que a capacitação é um processo de aperfeiçoamento, e o bom profissional é aquele que a encara como um processo contínuo em sua vida.

Conclusão

O agronegócio é um setor que está em crescimento e em constante modificação, principalmente pela inserção de tecnologias.

Essas modificações e aprimoramentos também devem ser realizados com os profissionais do agro por meio de capacitações profissionais.

Assim, é preciso estar atento às mudanças que ocorrem no agronegócio e se capacitar.

Neste texto, comentamos sobre as áreas de destaque no agro para o futuro, importância e como se planejar para realizar os aperfeiçoamentos técnicos para o campo.

Com todas essas informações abordadas, não deixe de se capacitar profissionalmente no agro!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar