Agrishow faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hackear tratores modernos representa riscos físicos e ao bolso do produtor rural

Hackear tratores modernos representa riscos físicos e ao bolso do produtor rural

Nos últimos anos estamos vivendo uma verdadeira transformação na agricultura mundial. Primeiro com a agricultura de precisão que elevou o número de dados e informações a patamares nunca alcançados e, agora, com a Agricultura 4.0, que torna a agricultura mundial cada vez mais conectada e remota em todas as suas vertentes.

Com a Agricultura 4.0, por exemplo, o nível de controle computacional dos tratores agrícolas vem se tornando cada vez mais significativo, inclusive com a presença de tratores autônomos.

Porém, com o objetivo de customizar o sistema dos tratores, agricultores, estão hackeando suas máquinas com softwares obtidos no mercado negro, oferecidos por países da Europa Oriental, e isso vem se tornando uma grande dor de cabeça aos fabricantes - além de oferecer maior risco aos próprios agricultores.

Mas você sabe qual é o real risco que os agricultores podem sofrer ao tentar hackear seus tratores?

Ao hackear tratores, os riscos podem ser maiores que possíveis vantagens

O primeiro risco refere-se à perda da garantia. Sabemos que os tratores estão se tornando cada vez mais modernos e automatizados, porém requerem alto investimento na compra.

Ao invadir o sistema do trator, esse agricultor automaticamente perderá a garantia oferecida pelo fabricante e em caso de necessidade de assistência, ele precisará pagar uma boa quantia para a manutenção do seu veículo.

O agricultor poderá também perder a oportunidade de solicitar junto a seguradora a indenização decorrente da contratação do seguro em caso de roubo ou acidente.

Além disso, ao hackear o trator coloca-se a vida dos trabalhadores ou até de terceiros em risco, visto que os tratores são pré-programados para garantir segurança às atividades. No entanto, ao ter seu sistema invadido, essa segurança pode não funcionar e o trator pode, por exemplo, perder o controle e ultrapassar o limite da área pré-programada, chegando até a invadir uma estrada.

Por fim, ao tentar customizar sua máquina irregularmente, o agricultor pode ver seu equipamento simplesmente parar durante algum serviço, devido a alguma falha do sistema. E isso só irá atrasar a atividade afetando toda a produção.

Esse assunto era novidade para você? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Pecuária intensiva

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar