Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

EqüuS4 (1)

Conheça 4 projetos universitários para facilitar a vida do produtor agrícola

Universidades são, tradicionalmente, um ambiente de inovação – e isso ganha mais força quando a academia se aproxima do mercado a fim de resolver problemas. Alguns estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Universidade FEI, em São Bernardo do Campo (SP) decidiram dedicar seus trabalhos de conclusão de curso a produção agrícola e desenvolveram quatro tecnologias. Confira:

Abautac – Sistema de fertilização e irrigação automática para agricultura familiar – É um sistema automatizado de irrigação e fertilização do solo para agricultores de pequeno e médio porte, que usa interface-homem-máquina, sensores e aplicativos para smartphones.

EqüuS – É um trator para o pequeno produtor de hortaliças. Nele podem ser acoplados implementos que fazem todas as operações que o agricultor precisa de uma maneira mais eficiente e produtiva. Possui sistema de transmissão hidráulica e atua em diversas atividades agrícolas. Além disso, o trator prepara o solo, abre sulcos, realiza a semeadura, pulveriza a plantação e aplica plástico por cima da área plantada. Também traciona carreta e perfura o solo para colocar estacas para construção de cercas.

Osíris –Projeto quer atender às necessidades do pequeno produtor rural, por meio do desenvolvimento de um sistema de dosagem de disco único, capaz de alimentar duas linhas de plantio. A solução proporciona precisão análoga aos implementos disponíveis no mercado, alimentando duas linhas ao invés de uma.

Terra Brasilis – Colheitadeira mecânica para raízes tuberosas variadas que auxilia o trabalho do agricultor: melhorando sua ergonomia, maximizando sua produtividade em relação à que ele possui atualmente e que tenha um custo competitivo para suas diversas aplicações.

Produtividade do solo brasileiro

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar