Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Agricultura sintrópica pode ser alternativa para a preservação do solo no futuro; entenda

Agricultura sintrópica pode ser alternativa para a preservação do solo no futuro; entenda

Você já ouviu falar em agricultura sintrópica? Esse termo tem sido usado para se referir ao conhecido SAF (Sistema Agroflorestal) e que, por definição da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), trata-se de consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas, que podem ser usados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. Em outras palavras, é o uso da terra de forma harmônica com o ambiente, conservando solo, água e biodiversidade. Além disso, envolve princípios como a influência do magnetismo de astros.

Portanto, seria esse um caminho para a recuperação de solos frágeis no Brasil? "Se pensarmos apenas em pequenos agricultores que vivem de sua própria terra, não necessitando de outros produtos externos, a resposta é sim", afirma Luís Carlos Hernani, pesquisador de Manejo e Conservação de Solo e Água da Embrapa Solos. Contudo, se considerarmos que a maior parte da população é urbana, precisa de alimentos e cresce constantemente, a resposta é diferente. "Estudos científicos, incluindo os econômicos, envolvendo esse tipo de agricultura, ainda são raros, por isso não se pode, de forma segura, dizer muito a respeito. A sintropia é considerada uma hipótese científica, não ainda uma teoria."

Por outro lado, a Embrapa vem desenvolvendo e já recomenda alternativas de uso baseadas em sistemas agrosilvipastoris, que incluem o Sistema Plantio Direto, formas de manejo que respeitam a natureza, incrementam o sequestro de carbono, diminuem emissão de gases de efeito estufa e geram produtos diversificados e de melhor qualidade. "Alternativas também recomendadas a todos os portes de empreendedores rurais."

Esse público pode solucionar o problema dos solos frágeis adotando no campo atitudes de respeito à natureza, nela procurando observar, com ela aprender e conviver. Além disso, o pesquisador indica as boas práticas agrícolas já reconhecidas e tecnicamente recomendadas, dentro de quatro eixos:

  1. Considere as limitações ambientais locais.

  1. Descubra qual é a aptidão agrícola dos solos.

  1. Mantenha a conservação da água.

  1. Saiba as condições de mercado em que deverá colocar o resultado de seu trabalho, os seus produtos diversificados.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar