Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Agricultura de precisão: saiba como adotar a tecnologia na pulverização

A adoção da agricultura de precisão tem sido constante no ramo agrícola. As técnicas contribuíram para a melhora na eficiência da pulverização, onde nos últimos anos têm sido recorrentes avanços tecnológicos prezando a qualidade de aplicação de acordo com a velocidade, a vazão e a pressão.

Seguindo esse avanço, sempre baseado na agricultura de precisão, a pulverização agrícola entra em uma nova era onde o controle da aplicação será realizado bico-a-bico. Mas qual é o conceito da aplicação bico-a-bico e do controle de taxa e seções de aplicação dentro da agricultura de precisão?

Aplicação bico-a-bico na agricultura de precisão

Os bicos são peças muito pequenas, principalmente em relação ao tamanho do pulverizador, entretanto, são as peças mais importantes. Por isso devem ser manejados da melhor maneira possível.

O controle bico-a-bico é possível devido a instalação de uma válvula solenóide PWM em cada bico, o ciclo de trabalho permite controlar a vazão e a pressão de forma proporcional. Esse controle eficiente bico-a-bico, contribui para uma aplicação muito mais uniforme e precisa, possibilitando que seja adequada à cada lavoura, sempre com o menor desperdício e impacto ao meio ambiente. Garantindo assim a qualidade de aplicação em todo o processo.

Para tamanha eficiência, a agricultura de precisão mais uma vez se faz presente, principalmente com o uso do posicionamento por GPS. Quando conectados a sistemas de gestão da pulverização, o operador possui controle dos bicos. Nos mapas de aplicação é possível conferir as informações sobre a cobertura e eficácia da aplicação. Por meio dessa tecnologia, o computador mapeia todo o talhão, desligando o bico pulverizador quando a máquina sai da área ou passa por um ponto onde já foi aplicado o produto.

Benefícios do sistema de controle bico-a-bico

Tamanho da gota é uniforme
Compensação em curva
Maior faixa de velocidade
Otimização de insumos
Controle bico-a-bico
Diagnóstico individual por bico
Redução de deriva
Melhor qualidade de aplicação
Pressão constante
Rápido retorno do investimento

Controle de taxa e seções com base na aplicação com precisão em plantadoras

Quando a etapa de plantio é bem conduzida, a possibilidade de ter uma colheita mais homogênea tende a ser muito maior. Mas para isso, alguns cuidados precisam ser seguidos para que falhas sejam minimizadas. Muitos desses cuidados têm relação direta com a eficiência no uso da plantadora que precisa estar sempre ajustada, regulada e lubrificada.

O uso de plantadoras com taxa variável é mais uma dessas contribuições. Nestes equipamentos é possível adotar softwares capazes de controlar todas as seções de forma independente, possibilitando o correto plantio, inclusive com a compensação em curvas.

Esses equipamentos possibilitam o aumento na qualidade e eficiência do plantio e da semeadura, fornecendo alta precisão e potencializando a performance da plantadeira. Sem dúvidas o futuro das plantadeiras está na agricultura de precisão… E esse futuro já começou!

Quer saber mais sobre o uso de equipamentos para agricultura de precisão e garantem uma elevação do grau de qualidade no dia-a-dia do campo? Baixe aqui o material exclusivo oferecido pela Raven.

*Este é um publieditorial sob responsabilidade de Raven

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar