Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_1582737565.jpg

11 tecnologias da Embrapa que você encontra na Agrishow 2020

Confira soluções que vão desde a produção de mel até verificação das as melhores datas de plantio de 43 culturas no Brasil.

11 tecnologias da Embrapa que você encontra na Agrishow 2020

Soluções digitais como sensores, robôs e aplicativos estão ganhando cada vez mais espaço no agronegócio, pois fazem com que muitas produções aumentem e sejam otimizadas. Confira soluções que vão desde a produção de mel até verificação das as melhores datas de plantio de 43 culturas no Brasil.

FAG_bannerDig_2ºLote_Humanizada_320x50.png

  1. O nanossensor para rastreabilidade e monitoramento da qualidade de frutas tem baixo custo com nanotecnologia e inteligência artificial, sendo capaz de rastrear e monitorar o grau de maturação das frutas que amadurecem depois da colheita – chamadas climatéricas; embora testado em manga, mamão e banana pode der aplicado em várias outras frutas.

           Batizado de Yva (fruta, em tupi-guarani), o sensor colorimétrico é similar a uma etiqueta QR Code, podendo ser analisado por qualquer câmera de celular. A mudança de cor ocorre ao detectar o hormônio ligado à maturação, e é interpretada por meio de um aplicativo de celular que, entre suas             funcionalidades, indica quando o fruto deverá estar maduro e adequado para o consumo. Uma de suas funções é rastrear/controlar qualidade dos frutos ao longo da cadeia para reduzir perdas. Esse sensor é descartável e deverá chegar ao mercado entre oito e 10 centavos de real por quilo                 de fruta.

  1. Robô Mirã com sistema LIBS (laser) embarcado para análise de solos faz avaliação de Carbono, macro e micronutrientes, contaminantes e textura, além da confecção de mapas para Agricultura de Precisão; possui sensores embarcados, navegação autônoma em campo, suspensão adaptada às irregularidades do terreno, faz coleta de dados georreferenciados durante quatro horas, possui plataforma de lançamento de drones e pode realizar detecção de pragas e doenças; atende produtores de culturas anuais e perenes.
  1. Aquisys é um sistema informatizado elaborado para apoiar a difusão de Boas Práticas de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura, com foco no manejo da produção de Tilápia em viveiro escavado, permitindo avaliar se as atividades conduzidas estão alinhadas às orientações de Boas Práticas de Manejo na Aquicultura e à gestão ambiental. Oferece orientações úteis ao sistema de produção, além de informações importantes para a educação ambiental. Favorece o uso correto de insumos minimizando impactos negativos na qualidade da água e em outros recursos naturais, como também apresenta orientação para outros impactos que possam ser geradores de problemas ao próprio sistema de produção.
  1. O sistema para eletrificação de gotas para uso em pulverizador com ventilador visa maximizar a deposição de gotas em pulverizadores com fluxo de ar. O processo prevê o reposicionamento dos bicos hidráulicos em relação ao circuito de ar do equipamento, o que diminui o acúmulo de sujeira no suporte do eletrodo de indução, que por sua vez reduz ocorrência de curto circuito.
  1. Motor Ciclo Stirling tem adaptações específicas para redução de atritos entre pistões e cilindros, bem como um novo sistema de auto pressurização, para elevação de potência. Equipamento simples, adequado para produzir eletricidade em áreas rurais utilizando uma fonte de calor, sendo também útil para acionamento de pequenas bombas d’água para uso doméstico ou irrigação.
  1. AgroAPI - Plataforma de APIs (que representam um conjunto de padrões e linguagens de programação que permitem, de maneira automatizada, a comunicação entre sistemas diferentes). Apesar de invisíveis para o usuário comum, são responsáveis pelo funcionamento de diversos recursos presentes em aplicativos de mobilidade, sites de comércio eletrônico e redes sociais, entre outros nichos de mercado.
  1. O aplicativo Zarc – Plantio Certo (Aplicativo) facilita o acesso aos dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), e verificar as melhores datas de plantio de 43 culturas no Brasil. Por meio de quatro variáveis: município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta, o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas – até 20%, 30% e 40%. Além dessas informações, o aplicativo contempla dados disponibilizados pelo sistema Agritempo e pela plataforma AgroAPI Embrapa, oferecendo análises mais detalhadas sobre as condições de armazenamento de água no solo a partir da data de semeadura informada pelo usuário. Também é possível visualizar os dados sobre precipitação, número de dias sem chuvas e as temperaturas mínima e máxima, por decêndios.
  1. Revestimento à base de cera de carnaúba é uma ferramenta promissora no revestimento de frutos por formar uma barreira contra a perda de umidade, gases e ação antimicrobiana. O composto com nanopartículas preserva a qualidade e prolonga o tempo de vida dos frutos.
  1. A Embrapa Meio Ambiente possui uma Coleção de Microrganismos de Importância Agrícola e Ambiental (CMAA) estabelecida há 20 anos, iniciada com o acervo de fungos agentes de controle biológico de doenças de plantas. Atualmente tem em seu acervo linhagens de actinobactérias, fungos e bactérias envolvidas na mineralização de alguns xenobióticos coletadas em todos os biomas brasileiros. Os microrganismos, assim preservados, são avaliados quanto ao potencial para produção de novos metabólitos secundários, incluindo antibióticos, enzimas, exopolissacarídeos e corantes. Têm potencial para desenvolvimento de produtos biológicos, em parceria com a iniciativa privada, tais como herbicidas, promotores de crescimento, controle de pragas e doenças e tolerância à seca. A empresa deve possuir conhecimento e infraestrutura para o desenvolvimento das formulações e testes de campo além de know-how no registro e o desenvolvimento mercadológico de produtos biológicos.
  1. APOIA – Novo Rural é uma ferramenta de análise de desempenho ambiental de atividades rurais, estruturada em um conjunto de 62 indicadores, distribuídos em cinco dimensões de sustentabilidade analisadas na escala do estabelecimento: Ecologia da Paisagem; Qualidade Ambiental (atmosfera, água e solo); Valores Socioculturais; Valores Econômicos e; Gestão e Administração. A aplicação do APOIA-NovoRural requer vistoria em campo, coleta de dados e de amostras de solo e água para análise laboratorial e levantamento de informações gerenciais junto ao produtor/administrador. Como resultado, obtém-se um índice geral das contribuições das atividades para a sustentabilidade do estabelecimento rural analisado. De simples aplicação, permite melhorar a gestão ambiental de atividades do meio rural, indicando os pontos críticos para correção do manejo, bem como os aspectos favoráveis das atividades, contribuindo para o desenvolvimento local.
  1. Meliponicultura e Diversidade de Mel de Abelhas Sem Ferrão é a alternativa encontrada pela Embrapa para divulgação das possibilidades de produção e uso de tipos especiais de Mel, especialmente os produzidos por Abelhas sem Ferrão. As abelhas sem ferrão são abelhas sociais nativas do Brasil assim conhecidas por apresentarem um ferrão atrofiado não utilizado para defesa. Das mais de 250 espécies existentes em nosso país, diversas podem ser criadas racionalmente tanto para a produção e comercialização de mel, pólen e própolis quanto para a produção e comercialização de colônias, sendo uma fonte de renda complementar para o agricultor familiar. Na meliponicultura, não há necessidade do uso de roupa de proteção e fumaça.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar