Agrishow faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Você conhece as principais causas do desperdício na irrigação?

Você conhece as principais causas do desperdício na irrigação?

A irrigação é uma prática cada dia mais utilizada para elevar a produtividade de lavouras, contribuindo com as necessidades hídricas de cada cultura e favorecendo aumentos de produtividade. Porém, ainda são elevados os níveis de desperdícios na irrigação, que precisam ser evitados ou ao menos, controlados.

Cerca de 70% da água no Brasil e no mundo é utilizada em processos de irrigação, porém durante este processo, entre 50% a 60% desse volume de água acaba sendo perdido devido à má gestão dos recursos hídricos (números semelhantes aos apresentados pela da FAO {Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura}). “Na maioria dos casos o agricultor não sabe quanto, quando e de que forma deve irrigar”, diz o Head de Marketing da Agrosmart, especializada em agricultura digital e sistemas de manejo e monitoramento de irrigação, Caio Bacci.

Especificamente no caso do Brasil, apenas 7,4% do total de áreas que podem ser irrigadas estão utilizando essa tecnologia. Por isso, Bacci ressalta que para aumentar a participação agropecuária do Brasil no mercado internacional, a utilização da irrigação será fundamental.

Dessa forma, apesar do fato de que maioria da água doce seja utilizada para a produção de alimentos, é possível perceber que a eficiência produtiva das áreas que possuem um bom planejamento e investimento tecnológico no sistema de irrigação costuma ser bastante maior. “Essas áreas conseguem produzir 2,6 vezes mais, economizando 50% da água”, cita Caio Bacci.

Sendo assim, segundo o Head de Marketing da Agrosmart, o futuro na produção de alimentos para uma população mundial crescente estará intimamente relacionado ao potencial de irrigação de áreas agrícolas. Porém, é fundamental que os desperdícios da irrigação sejam reduzidos.

Principais fatores que causam desperdícios na irrigação

Na agricultura brasileira existem diversos fatores capazes de influenciar na elevação dos desperdícios da água utilizada para irrigação. Bacci cita o planejamento ineficiente do sistema ou o constante uso da intuição como grandes fatores que contribuem com os desperdícios da irrigação.

Esses produtores costumam utilizar sempre a mesma quantidade de água, mesmo em diferentes situações, climas e tipos de solo, o que, consequentemente acaba gerando um desperdício de água”, salienta.

Agrega-se a esses fatores a aplicação de água em excesso, realizada em horários equivocados, geralmente com o uso de equipamentos bastante obsoletos. Tais fatores elevam os desperdícios na irrigação, que consequentemente irão reduzir a eficiência da irrigação.

Dessa forma, Bacci explica que os desperdícios na irrigação são de 50% a 60% da água utilizada. Eles trazem impactos diretos ao produtor e ao meio ambiente, provenientes da retirada de volumes expressivos das microbacias e de corpos d’água, comprometendo a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

Com todos esses fatores, Bacci explica que muitos produtores rurais até deixam de utilizar a agricultura irrigada por acreditarem que essa é uma tecnologia cara, complexa e que, geralmente, o retorno não supera o investimento, o que, de fato, não é verdade em uma irrigação planejada.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar