Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tenha um solo mais produtivo usando resíduos como condicionadores

Tenha um solo mais produtivo usando resíduos como condicionadores

Condicionadores são substâncias que, agregadas ao solo, ajudam a melhorar suas características químicas, físicas e biológicas, aumentando a capacidade de suporte de plantas; como o biochar ou o biocarvão – obtido da queima controlada, ou pirólise, de diferentes compostos, de origem animal ou vegetal, que contribuem para o aumento da matéria orgânica no solo.

O biocarvão pode ser obtido a partir de diferentes matérias-primas, entre elas resíduos de agroindústrias, de restaurantes e até mesmo lama proveniente do tratamento de esgoto, de modo a se dar um novo uso a um passivo ambiental.

Pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tenta comprovar eficácia do biochar em cultivos tanto em viveiros de mudas quanto no campo. De acordo com a pesquisadora da Embrapa, Fabiana Rezende, o material permanece no local por um longo período, por isso o efeito benéfico é duradouro.

“Carvão é um carbono que não é perdido facilmente. Uma palhada, se você não continuar repondo-a, vai embora em dez anos. Já o biochar permanece por muito mais tempo”, ressalta.

Para Fabiana, assim como já ocorre em países como China, Japão e Austrália, o biocarvão terá papel importante no aumento da capacidade produtiva do solo. Nesses países, grandes indústrias de pirólise aproveitam diferentes tipos de resíduos para produzir o insumo.

foto: Fabiana Rezende

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar