Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_1339689758.jpg

Otimize a irrigação utilizando sistemas de precisão

Sabia que a água não é um recurso infinito? Então é preciso economizar e otimizar a irrigação agrícola. Saiba como sistemas de precisão podem ajudar.

O uso de eficientes sistemas de precisão adotados para melhorar a irrigação agrícola está sendo cada vez mais importante para ajudar agricultores a reduzir o consumo de água e de energia nas lavouras?

Modernos incrementos e inovações tecnológicas ligados à agricultura de precisão e à agricultura 4.0 estão sendo amplamente usados em sistemas de precisão a ponto de melhorar os processos de irrigação de lavouras em todo o país.

Com isso, tais sistemas estão sendo fundamentais para promover a otimização da irrigação, aumentando a eficiência e reduzindo o desperdício desse bem tão valioso para o planeta.

Sistemas de precisão inteligentes para a irrigação: Por que usar?

Na atualidade, boa parte da tomada de decisão em campo é feita de forma empírica, ou seja, é baseada nas experiências vividas e na intuição e em ações como o toque no chão ou a observação do solo.

Porém, Fabiane Kuhn, CEO da Raks explica que essa forma de escolha não representa a real umidade do solo, nem a real necessidade de cada planta. Daí a importância dos sistemas de precisão inteligentes.

Os sistemas de irrigação estão cada vez mais integrados com plataformas de coletas de dados para ir eliminando os erros na tomada de decisão e utilizando a água de forma mais eficiente, gerando um aumento na produtividade e redução nos gastos”, explica Fabiane. E reforça que um sistema para medição da umidade do solo e acompanhamento dos dados em uma plataforma web ou mobile, o que permite que cada produtor tenha acesso aos dados da sua lavoura e basear o acionamento do processo de irrigação em dados reais, gerando resultados melhores.

Sistemas de irrigação inteligentes: dados reais e totalmente conectados

Segunda a CEO da Raks, esses sistemas de precisão inteligentes funcionam através da coleta de dados reais sobre diversas variáveis, refletindo a necessidade de água que cada planta e cada solo demandam, eliminando análises generalizadas e empíricas. Manter o sensor de umidade do solo fixo em campo utilizando energia solar torna possível a transmissão de todas as medidas de umidade do solo, umidade do ar e temperatura do ar para uma central de dados via conexão sem fio.

Além disso, Fabiane diz que todo o sistema que fica em campo dispensa conexão com a internet, utilizando rádio frequências para enviar os dados para a central. “A central de dados é o único ponto que demanda conexão com a internet, sendo que ela fica dentro da casa/galpão e pode utilizar conexão 3G, 4G ou wifi”, explica.

Principais vantagens desses sistemas de precisão inteligentes

Vários serão os benefícios da adoção de sistemas de precisão inteligentes que auxiliarão na otimização dos processos de irrigação.

Primeiramente, Fabiane salienta que os sistemas inteligentes, como sensores e estações meteorológicas, permitem que o agricultor baseie suas decisões em dados e não em apenas observação. “A observação e experiência humana são muito válidas, porém, ainda estão muito suscetíveis a erros, dificultando a irrigação”.

Os sistemas inteligentes de medição de parâmetros para controle da irrigação também permitem um aumento na produtividade, pois:

  • Oferecem ao solo e às plantas a quantidade correta de água;
  • Permitem uma redução do gasto com energia elétrica, por evitam o acionamento de bombas de irrigação quando não é necessário;
  • Evitam o desperdício de recurso hídrico;

Estes efeitos são tanto econômicos quanto ambientais” diz Fabiane. Exatamente por isso, tais sistemas de precisão são cada vez mais importantes e necessários.

Para cada produtor, há um sistema de precisão mais adequado

O Brasil é um país de dimensões continentais, com produtores de diversos tamanhos e capacidades de produção. Há sistemas de precisão para otimizar a irrigação de todos eles?

Fabiane explica que sim! Existem sistemas que são mais indicados para pequenos produtores, outros para grandes, muitas vezes divididos pelo preço, pela necessidade do agricultor ou pelo foco que a empresa dá para a sua solução.

Contudo, a CEO da Raks indica que há alguns sistemas que são modulares e podem ser utilizados em qualquer tipo de cultura irrigada. “O sistema da Raks é modular e pode ser composto por apenas um sensor de umidade (para pequenas fazendas) ou vários sensores, de acordo com a necessidade do produtor”.

Quer saber mais sobre irrigação? Baixe nosso material exclusivo e gratuito!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar