Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Da captação ao controle de distribuição: conheça inovações que reduzem até 40% do consumo de água para irrigação e serão destaque na Agrishow 2016

Considerada a maior vitrine de inovações para o agronegócio brasileiro, a Agrishow 2016, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, São Paulo, reúne diversas novidades no quesito irrigação. Da captação ao controle de distribuição, algumas prometem, inclusive, reduzir o consumo de água em até 40%.

Fundamental, não só por ser um conjunto de operações necessário ao atendimento das necessidades de água para as plantas, bem como eliminar seus excessos, a irrigação é um ponto importante de atenção dos produtores, por isso, vale ficar atento ao que vem por aí.

Captação de água com energia solar é a tecnologia trazida pela Anauger. A solução funciona com captação de irradiação da luz do Sol via módulo fotovoltaico, transformada em potência elétrica por driver e tem a bomba acionada. Quando maior a incidência da luz mais líquido é bombeado.

Enquanto houver sol, haverá água e quanto maior a incidência solar, mais líquido será bombeado. Cerca de oito mil litros por dia podem ser bombeados. Segundo a empresa, os agricultores que utilizam esse equipamento conseguem expressiva redução no uso de energia elétrica e podem captar grandes quantidades de água em dias ensolarados, além de aumentar a produtividade, já que podem instalar a bomba em locais afastados.

Na área de irrigação, a Amanco lançará sua nova linha de microaspersores MF2, voltada para os mais diversos tipos de culturas que necessitam de um sistema de irrigação localizada por microaspersão. Os produtos são utilizados como emissores em irrigação de plantas frutíferas, como laranja, uva, mamão, entre outras e estufas, funcionam com pressão a partir de 1,2 kgf/cm² até 3,0 kgf/cm². O microaspersor gera um menor consumo de água e fertilizante por irrigar somente onde está a raiz da planta, auxiliando também na economia de energia elétrica do sistema de bombeamento.

A Bauer mostrará seus sistemas de irrigação, sua solução para gerenciamento da irrigação e seu sistema de tratamento de águas residuais agrícolas e não agrícolas. Um desses produtos é o Sistema 9000, solução de irrigação com pivô central e controle de GPS integrado, cuja distância entre eixos da torre oferece estabilidade mesmo sob ventos fortes e condições climáticas extremas. Com exclusivo sistema de controle de alinhamento, que garante precisão e facilidade de operação, é adaptado a diferentes tipos de solo e cultura e tem como vantagens o baixo consumo de água e energia e a gestão otimizada da irrigação.

Dentre a a gama de tecnologias de irrigação e linhas de produto da NaanDanJain, vale destacar inclui tubogotejadores, microaspersores, aspersores, acessórios e projetos completos, entregando soluções personalizadas em sistemas de irrigação que impactam positivamente o resultado final.

O novo sistema de irrigação por gotejamento com controle e gestão automatizados, e monitoramento em tempo real, será o destaque da Netafim. A empresa garante que o sistema gera economia de água, fertilizantes e mão-de-obra. Com isso, o produtor rural poderá controlar à distância todo o processo de irrigação e nutrirrigação - que é a técnica de levar a solução nutritiva junto da água, na mesma tecnologia gota a gota. O lançamento utiliza tubos flexíveis que otimizam o projeto de irrigação e facilitam as atividades operacionais e de armazenamento.

Já a Rain Bird apresentará aos visitantes da Agrishow 2016 seus sensores de umidade de solo SMRT-Y, que proporcionam uma economia de água acima de 40%, uma vez que monitora com precisão os níveis de umidade em termos absolutos ao invés do modo relacional, não sendo afetados pela temperatura do solo ou condutividade elétrica. O dispositivo verifica as condições de solo a cada 10 minutos, permitindo que a operação do ciclo de rega aconteça apenas quando a umidade da zona radicular cair abaixo do limite definido. Com isso, ele elimina a rega desnecessária, permite ao solo dizer quando a rega é apropriada, preservando, assim, água em muitas aplicações.

No estande da Tigre Tubos e Conexões, os produtores rurais poderão ver a linha de tubos e conexões para sistemas de irrigação fixos, semifixos, portáteis e agropecuários. Como benefícios para o produtor rural, a linha de produtos apresenta alta resistência, durabilidade e confiabilidade, além de ser de rápida e fácil instalação, promovendo, dessa maneira, tranquilidade, segurança e economia para seu usuário.

Por fim, a Valley Irrigação mostrará uma novidade para pequenas e médias áreas, o Pivô 5 Polegadas Valley, voltado para irrigação de baixo custo para áreas de até 40 hectares. Entre os diferenciais está a facilidade de controle e monitoramento, que simplifica a operação. Outra novidade da empresa é o lançamento do Consórcio Valley, para facilitar aos produtores rurais a aquisição de pivôs.

Mais novidades você confere na Agrishow 2016.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar