Tecnologia

Softwares, abelhas transportadoras e outros avanços na aplicação de defensivos

Além do desenvolvimento de tecnologias relacionadas à melhor deposição das gotas nas folhas da planta, a área de defensivos agrícolas também vem avançando na adoção de outras práticas bastante interessantes. Uma dessas áreas é o uso de abelhas que têm a capacidade de transportar defensivos agrícolas naturais. Parece estranho, mas pode funcionar.

Neste caso, vem sendo criada uma espécie de pó especialmente formulada, contendo defensivos agrícolas naturais que irão “grudar” nas abelhas quando estas saem de espécies de caixas, conhecidas como dispensador. Assim, quando as abelhas pousam em flores para a coleta de néctar e pólen, elas deixam os defensivos agrícolas naturais na planta, protegendo-a.

Outro avanço significativo está baseado na melhora da gestão, manejo e uso de defensivos agrícolas com base no levantamento de um grande número de dados. Tal avanço na gestão do uso de defensivos se torna importante devido ao fato da maioria dos produtores simplesmente desconhecer as doses, mistura e periodicidade de produtos utilizados, não dando a eles a capacidade de melhora.

Dessa forma, com um bom software destinado à gestão de aplicação de defensivos agrícolas, já é possível ter todas essas informações de forma bastante rápida e automatizada, dando maior respaldo para a tomada de decisão.

Benefícios das novas tecnologias para defensivos agrícolas

Sem dúvidas, as novas tecnologias relacionadas à aplicação de defensivos agrícolas trarão muitos avanços para toda a sociedade, tanto na área ambiental, como econômica e social.

Essas soluções tecnológicas, quando aplicadas em equipamentos tratorizados, por exemplo, permitirão sensível redução de volume de calda aplicado, além de possível redução do número de pulverizações nas culturas”, explica Aldemir Chaim, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, explica que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Dessa forma, quando tais tecnologias forem aplicadas corretamente, o produtor poderá se beneficiar da maior eficiência e rentabilidade do sistema, afinal quanto menos você gasta com defensivos agrícolas, maior poderá ser sua economia.

Haverá também ganhos significativos quanto à sustentabilidade, afinal agricultores que utilizam a pulverização com defensivos agrícolas de forma mais precisa irão impactar menos o solo, além de promoverem menor uso da água, afetando minimamente a fauna e a flora.

Por fim, Chaim explica que os benefícios econômicos, sociais e ambientais da adoção de tais tecnologias seriam materializados também para as commodities agrícolas relacionadas ao grande porte. Tais avanços já se manifestam com as agriculturas de pequeno porte que usam os costais ou lanças eletrostáticas. Dessa forma, o uso desta tecnologia em equipamentos de barra dispostos em tratores pode ser fundamental para a larga escala de produção”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *