• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tecnologia

Software de gestão traça mapa de toda a cadeia produtiva e amplia a competitividade no agronegócio

Já dissemos aqui no canal de conteúdo da Agrishow que o futuro do agronegócio está relacionado ao uso de tecnologias que atendam a necessidade de produzir mais com menos, o que também significa adotar soluções inteligentes como o software de gestão do negócio. Esse tipo de ferramenta é encontrado no mercado com diversos módulos de gerenciamento que vão desde o plantio até a distribuição da produção, passando pelo nível de pragas na lavoura e pelo controle de hora/máquina.

O software de gestão na agroindústria, essencialmente, faz o mapeamento de toda a cadeia produtiva da porteira para dentro, de olho no macro processo da propriedade: cultivo, trato, colheita e entrega. A partir do acompanhamento dos indicadores operacionais o empresário passa a entender melhor os custos da lavoura e consegue uma projeção mais refinada para as próximas safras.

“Essa é uma ferramenta de apoio ao planejamento e à ação, pois mede as atividades com dados concretos”, afirma Fábio Girardi, diretor do segmento de Agroindústria da Totvs. Produtores com pelo menos 1 mil hectares, em média, têm resultado com a utilização do recurso. “Menores só se tiverem alto valor agregado na produção”, pontua.

O controle chega a ocorrências para ajustar a produção, com acesso à informações em tempo real para reduzir eventuais desperdícios

É um grande engano dispensar um suporte desse nível por julgar a necessidade de uma estrutura onerosa de informática, já que as informações ficam hospedadas em servidores externos. É necessário ter apenas smartphone ou tablet e conexão à internet em algum ponto da fazenda para transmissão dos dados registrados no campo.

Módulos

Ainda dentro da gestão é possível administrar custos de produção, fluxo de caixa e identificar os principais indicadores para benchmarking. Uma função facilita o trabalho do departamento administrativo com informes de dados financeiro, fiscal, contábil, folha de pagamento, recursos humanos, compras e suprimentos. O controle chega a ocorrências para ajustar a produção, com acesso à informações em tempo real para reduzir eventuais desperdícios. “Amparado por tantas informações, o gestor consegue negociar melhor seu produto”, diz Girardi.

Indo além dos módulos de controle, existe a possibilidade de combinar soluções específicas para o segmento de atuação. Exemplo disso, o recurso de rastreabilidade garante identificar integralmente a produção e os insumos utilizados no processo, além de atendimento às exigências fiscais, sociais e regulatórias.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *