Tecnologia

Por que investir em sementes de alto valor?

Você, como produtor agrícola, sabe que o sucesso produtivo de uma lavoura depende de diversos fatores. O tipo de solo, o clima e a adubação são somente alguns pontos que você precisa se preocupar.

Porém, sem dúvida, aquele fator que apresenta maior importância é a utilização de sementes que apresentem qualidade e, principalmente, “alto vigor”. Estas sementes formarão futuras plantas com desempenho superior no campo.

Sementes com elevada qualidade permitem o acesso aos avanços genéticos de plantas, que garantirão a qualidade desejada, além de tecnologias de adaptação nas diversas regiões, assegurando maior produtividade.

Mas afinal, o que são Sementes de alto valor?

Sementes de alto valor são aquelas sementes que apresentam “alto vigor”, ou seja, apresentam elevada qualidade fisiológica, apresentando alta germinação, com elevado vigor ou “vitalidade”.

Para o diretor financeiro da ABRATES  (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes) e pesquisador da Embrapa Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) José de Barros França-Neto, essas sementes se caracterizam por apresentar melhor desempenho no campo, facilitando o enfrentamento da fase mais crítica de todo o processo de produção de uma lavoura, que é a sua instalação durante a semeadura.

O sucesso da produção se inicia com o uso de sementes de alto vigor, semeadas com uma semeadora de alta precisão e bem ajustada”, garante o pesquisador.

De fato, a utilização de sementes de alto valor propiciará a obtenção de população de plantas adequada, que estejam bem espaçadas, sem aglomerados ou falhas, sendo essas plantas de “alto desempenho”.

Segundo França-Neto, essas sementes trarão um incremento das produtividades de até 10% a mais em comparação às sementes de médio vigor. Há estudos que indicam que este incremento na produtividade pode chegar a até 30%.

Sementes de alto valor e suas vantagens

Como já foi dito, as Sementes de alto valor trarão facilidade da instalação da lavoura, mediante a obtenção do estande de plantas ideal, gerando incremento em produtividade.

Ademais, o uso de sementes mais vigorosas possibilita uma rápida germinação, com emergência de plântulas e crescimento das plantas a campo melhores, mesmo sob condições de estresse.

A ocorrência de seca após a semeadura, a ocorrência de baixas temperaturas do solo (situação essa comum no Sul do Brasil), a compactação superficial do solo, erros na profundidade de semeadura ou assoreamentos da linha de semeadura, após uma chuva intensa, são alguns destes fatores estressantes que podem ser mais bem enfrentados com as sementes de alto valor.

Essa já é uma grande vantagem e, por si só, já seria suficiente para justificar a utilização de lotes de sementes mais vigorosas”, afirma o pesquisador.

Rastreabilidade: Vantagem fundamental das sementes de alto valor

Uma das grandes vantagens das sementes com alto valor é a possibilidade de rastreá-las. Hoje em dia, existem sistemas de rastreabilidade cujos resultados podem ser acessados por meio de aparelhos celulares em qualquer lugar do mundo.

Com estes sistemas, o produtor, através de um código, terá acesso às informações completas dessa sacaria de sementes, como: o que foi utilizado na semente, local de produção, além de vigor, pureza, germinação e confiabilidade.

França-Neto indica que todo esse sistema de rastreabilidade de sementes é de extrema utilidade tanto para o produtor de sementes, quanto para o seu consumidor.

Segundo o pesquisador, para o produtor de sementes, a rastreabilidade permite que todos os processos e operações referentes à produção de sementes sejam registrados, passando pelo campo e pela colheita e também durante a secagem, beneficiamento, armazenagem e transporte.

Já para o consumidor das sementes, a rastreabilidade permitirá conhecer todos os processos que levaram à produção das sementes que ele possa estar adquirindo. “Conhecer em profundidade a qualidade desse produto é de extrema valia”, comenta França-Neto.

Nesse sentido, o pesquisador da Embrapa explica que muitos produtores de sementes usam a rastreabilidade como uma forte ferramenta de marketing, visando oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes.

Como obter ainda mais incremento na produtividade das sementes?

Como visto anteriormente, ao adotar sementes de alto vigor, o produtor pode ter incrementos de até 10% na produtividade. “Esse ganho já vem de graça, embutido nas sementes”, garante França-Neto.

Porém, para ter a certeza de que as sementes adquiridas tenham realmente alto vigor, o pesquisador da Embrapa Soja dá uma importante sugestão sobre a qualidade do que será adquirido: “O agricultor pode exigir dos produtores de sementes, os resultados de testes específicos de vigor realizados rotineiramente por diversos laboratórios de análise de sementes”.

Segundo o pesquisador, o teste mais utilizado, no caso de sementes de soja, é o Teste de Tetrazólio. Entretanto, há diversos outros testes que podem ser utilizados, como o de envelhecimento acelerado, o teste de frio, de classificação de vigor de plântula, primeira contagem do teste de germinação, velocidade de emergência de plântulas, entre outros.

Produtividade do solo brasileiro

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *