Tecnologia

Por que gerenciar sua fazenda leiteira via aplicativo?

As fazendas produtoras e os agronegócios estão cada vez mais conectados. E as ferramentas cabem na palma da mão dos produtores; como aplicativos para smartphones. Agora é a vez das fazendas leiteiras serem gerenciadas assim, graças ao app de Gestão Informatizada de Sistemas de Produção de Leite, chamado de Gisleite, desenvolvido pela Embrapa gado de leite (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Segundo o pesquisador da Embrapa, Cláudio Napolis Costa, o Gisleite é baseado em software livre, desenvolvido para o ambiente web e com acesso remoto pela internet, com relatórios que podem ser disponibilizados em planilhas de Excel. As informações só podem acessadas pelo produtor e por quem for autorizado por ele e o backup é diário. Além disso, o app funciona como coletor de dados podendo ser operado mesmo sem sinal de internet. Quando o sinal é reestabelecido o app recebe os dados coletados e os armazena.

Dentre as ferramentas disponíveis pelo aplicativo, o produtor pode:

  1. Gerenciar de produção de leite;
  2. A qualidade do leite;
  3. A movimentação do rebanho;
  4. E a reprodução de animais;
  5. É possível inserir dados de máquinas e equipamentos, mão de obra, aquisição e venda de animais, alimentação do rebanho e comercialização da produção.

Todas as informações geradas pelo app são disponibilizadas por quatro grupos de documentos:

  1. Listas de intervenção: vacas que devem ser inseminadas, secadas, em lactação, para criar etc;
  2. Relatórios gerenciais: indicadores de produção, produtividade, qualidade do leite e de eficiência técnico-econômica dos rebanhos agregados por área, raça, etc;
  3. Relatórios econômicos: ativo imobilizado, fluxo de caixa, custos de produção etc;
  4. Relatórios de rastreabilidade: animais cadastrados, aquisições, transferências, descartes e aplicação de vacinas e medicamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *