A Agrishow

Por que é vantajoso participar de cooperativas agropecuárias?

De acordo o presidente da OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edivaldo Del Grande, a cooperativa é o melhor caminho para o homem do campo ter acesso à tecnologia, crédito e assistência especializada para competir no mercado. “O trabalho das cooperativas é fundamental para garantir a rentabilidade e manter o produtor no setor produtivo com dignidade econômica”.

Existem mais de 6 mil cooperativas no Brasil, com 13 milhões de cooperados e aproximadamente 400 mil empregados; dos 13 ramos de negócio, o agropecuário é o que concentra o maior número de cooperativas e de empregados e é o terceiro em número de associados, atrás de crédito e consumo. Em números isso representa 23% das cooperativas, 8% do número de associados e 50% da quantidade de empregados.

As cooperativas agropecuárias paulistas, por exemplo, fecharam 2017 com faturamento de R$ 24,8 bilhões, um crescimento de 10% se comparado ao ano anterior – contrapondo a queda de 3,8% da queda do PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio paulista. Esse bom desempenho pode ser conferido nas exportações: US$1,5 bilhão, 30% maior do que 2016. Dentre os principais produtos vendidos para outros países estão café, amendoim, sucos concentrados e complexo sucroalcooleiro.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *