• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Plantio consorciado com macadâmia melhora produtividade do seu cafezal

Pesquisa da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; que identificou crescimento e produtividade do café arábica em monocultivo e consorciado com macadâmia, com e sem irrigação.

Presença de árvores de macadâmia favorecem o aumento expressivo da produtividade do café. Afinal, as árvores protegem o cafezal das ações do calor e do vento – dois “inimigos” dos grãos; a macadâmia reduz em até 72% a velocidade dos ventos e em 2,2ºC a temperatura média do ar. Além disso, o cultivo consorciado ajuda na ciclagem de nutrientes para o café, pois as raízes da noz resgatam nutrientes, e com a queda e decomposição das folhas há o aumento da matéria orgânica e de nutrientes disponíveis, melhorando ambiente para o cafeeiro.

De acordo com o pesquisador da APTA, Marcos José Perdoná, a florada da macadâmia controla pragas e modifica o ambiente, assim, com menos vento e mais sombra umidade, algumas doenças “somem, mas outras surgem. Como as fúngicas, então é preciso cuidado”.

Um dos desafios mais comuns do plantio consorciado de café e macadâmia era que a parte o processo era comprometido, uma vez que enquanto boa parte do trabalho era mecanizado, a colheita do café era manual. “Hoje é 100% mecanizado”, explica Perdoná, podendo inclusive, ser realizado com o mesmo equipamento para ambos cultivos.

*imagens: Marcos José Perdoná

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *