Nelore Pintado: beleza da pele e adaptabilidade atraem apaixonados pela raça

Nelore Pintado beleza da pele e adaptabilidade atraem apaixonados pela raça.png
Assim como os de pelagem branca a raça veio da Índia, com um diferencial na pelagem que atrai admiradores por sua variedade de cores - vermelho, pintado de preto e pintado de vermelho.

O estado do Mato Grosso do Sul é o berço da raça no Brasil, onde chegou no início do século passado. “Em 1906 foi importada uma novilha branca da Índia chamada Iraci. O animal estava fecundado e deu cria a uma bezerra vermelha que recebeu o nome de Itabira”, relata o pesquisador da Embrapa José Anibal Comastri. 

WhatsApp Image 2021-06-16 at 20.36.41 (2).jpegWhatsApp Image 2021-06-16 at 20.36.40.jpeg

“Com o tempo, percebeu-se que ao cruzar Itabira com nelores brancos tradicionais, alguns bezerros continuavam nascendo com pelagem vermelha até a idade adulta. Isso mostra que existe um gene recessivo nos nelores, que pode originar um animal com variação de pelagem”, esclarece o pesquisador. 

Não é apenas na beleza da pele que os animais se destacam. Estudos preliminares realizados pela Embrapa Pantanal em 2009 apontam que a variedade pode apresentar qualidades valiosas em relação à tradicional, como rusticidade, precocidade e qualidade da carne.

WhatsApp Image 2021-06-16 at 20.36.41 (1).jpegWhatsApp Image 2021-06-16 at 20.36.40 (2).jpeg

Estas características vem sendo refinadas e selecionadas em suas gerações e ganhou o coração de muitos pecuaristas brasileiros, com sua produtividade, charme e aquele “Q” artístico.

Sua adaptabilidade, sendo um nelore, tem ganhado cada vez mais apaixonados por todo o país, e nas terras do Tocantins a pecuarista Kita Guimarães levanta a bandeira da raça.

WhatsApp Image 2021-06-16 at 20.36.40 (3).jpeg

“A paixão virou negócio, e hoje, com a benção de Deus, representamos essa categoria no estado do Tocantins e comercializamos animais para o Norte e Nordeste do Brasil! Somos uma Fazenda de cria - Fazenda Bonita em Cristalândia / TO - portanto nosso produto principal é o Bezerro Nelore comercial de qualidade superior, com esta pelagem exótica, rara e exuberantemente linda, que ainda nos proporciona um valor agregado” conta Kita.

É realmente indiscutível a beleza desses animais, com seus desenhos e pintas únicos, que confere exclusividade a cada exemplar, um luxo de pecuária! 

Fotos: Kita Guimarães e Nelore V3
Fontes: Rural Centro e Embrapa

Já pensou em implantar o sistema de agrofloresta na sua fazenda?
Confira todos os passos no nosso material.
É só clicar no botão laranja "Baixar"

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar