Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Água encanada ao gado: aumento do peso médio diário de peso do rebanho

Água encanada ao gado aumento do peso médio diário de peso do rebanho.png
Oferecendo aos animais a mesma água que consome, o produtor aumenta disponibilidade em rios e canais e evita danos às Área de Preservação Permanente (APP).

Pode soar absurdo encanar água para o consumo dos animais, especialmente onde o recurso hídrico já está disponível, mas ao decorrer do tempo percebe-se que por um lado o gado degradava a beira de um córrego, por exemplo, bebendo água suja, e que por outro a água encanada e de boa qualidade é fundamental para a nutrição e o ganho de peso do rebanho.

O pecuarista Ayrton Galato no norte do Mato Grosso investiu em água encanada para seu rebanho de 1.600 animais, para aumentar a produtividade e intensificar até 60% da área útil de pastagem da sua fazenda. A medida foi sugerida por consultores privados. O valor da implantação desse sistema em uma área abundante em recursos hídricos pode custar aproximadamente R$ 300 mil.

Ao longo de três anos o sistema aumentou em 19% o ganho médio de peso diário do rebanho, pagando o investimento em reservatório e sistema de distribuição já nos primeiros 12 meses. Vale lembrar que encanar a água que vai matar a sede do gado não se restringe apenas ao resultado do investimento, mas alia o ganho financeiro aos esforços para aumentar a sustentabilidade da atividade na região, inserida dentro do bioma amazônico.

Com informações da Globo Rural

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar