shutterstock_1257528511.jpg

Por que usar iLPF aumenta atividade e produtividade do seu rebanho?

Estudos indicam que novilhas de corte mantidas em sistema de integração-Lavoura-Pecuária-Floresta realizam mais atividades do que animais em pasto em pleno sol. Durante os períodos mais quentes do dia, como manhã e tarde, as fêmeas monitoradas sob sombras das árvores se moviam uma hora "extra".

Segundo o estudo “Monitoramento eletrônico do comportamento de novilhas de corte mantidas em sistema de ILPF", desenvolvido na Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) pela equipe do pesquisador Alexandre Rossetto Garcia. A aluna de doutorado Andréa Barreto, fêmeas bovinas da raça Canchim em local com sistema integrado lavoura-pecuária-floresta (ILPF) realizaram mais atividades do que os animais que permaneceram em pastos a pleno sol. A pesquisa durou 94 dias durante a primavera.

Durante os períodos mais quentes do dia, como manhã e tarde, as fêmeas monitoradas sob sombras das árvores se moviam seis minutos a mais em cada hora quando comparadas com os animais expostos ao sol. Segundo Garcia, isso significa mais de uma hora de movimentação “extra” e que essas fêmeas realizaram outras atividades.

A equipe acompanhou os animais por meio de colares eletrônicos com sensores, acompanhando períodos em que os animais estão ociosos, ativos ou em ruminação – para este último caso sensor acústico permite saber se o gado está mastigando ou ruminando.

Além da movimentação nas duas áreas, a pesquisa avaliou o tempo de ócio – as fêmeas que estavam a pleno sol permaneceram mais tempo paradas (14%), em comparação com as que estavam sob as árvores, uma atitude típica de animais em desconforto térmico. “O monitoramento permite avaliar também se o ócio era normal ou se indicava algum problema de saúde”, falou Andréa.

“ILPF melhora as condições de microclima, atenuando o calor em função da presença das árvores, o que favoreceu a prática de atividades”, disse Andréa. Estudo anterior da equipe de Garcia já apontava que a presença de animais em área sombreada reduzia a procura por água.

Ainda de acordo com o pesquisador, essas informações ajudam a definir estratégias de manejo, já que as fêmeas em sombra conseguem sair em busca de alimentos de melhor qualidade, ficam mais disponíveis para eventos reprodutivos e apresentaram melhores referências biológicas. “Esses eventos refletem na produtividade”, afirma.

Quer saber quais as vantagens do iLPF para sua produção? Baixe nosso material gratuito e exclusivo. 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar