Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_204241852.jpg

Primeiros passos para iniciar a produção de galinhas caipiras

Veja as principais dicas para que você possa começar a produção de galinhas caipiras e ter lucro com esse tipo de criação. Antes de iniciar a produção de galinhas caipiras, uma pergunta importante que todo novo criador deve ter a resposta é: qual a intensão ao iniciar a criação de galinhas caipiras?

No Brasil, a criação de galinhas é uma tradição de muito tempo. Mas quem pretende iniciar uma produção de galinhas caipiras mais profissional, deve se preparar. Uma produção de galinhas mais séria exige muito do criador. Somente assim ele conseguirá transformar a criação em um negócio que seja mais produtivo e lucrativo.

Antes de iniciar a produção de galinhas caipiras, uma pergunta importante que todo novo criador deve ter a resposta é: qual a intensão ao iniciar a criação de galinhas caipiras?

Dependendo da resposta, a criação deverá seguir caminhos distintos, como explica Sandro Ribeiro, criador e proprietário do Sítio SANCAIPI, além de especialista em galinhas caipiras.

Se esse criador tem a intenção de criar um negócio sustentável e rentável com a produção de galinhas caipiras, a resposta é muito clara: Ele deve ter um bom planejamento”, diz.

Ribeiro explica que todo novo negócio deve começar da forma correta, com a produção de galinhas caipiras não pode ser diferente. “Devemos identificar os clientes, descobrir os gostos e anseios dos mesmos. Devemos ainda levantar os investimentos e custos de produção sem esquecer de identificar a previsão de faturamento”, complementa.

Um bom planejamento vai ainda direcionar o produtor para descobrir a finalidade ideal da produção, seja ela para abate ou para postura. Para quem estar começando, Ribeiro dá uma dica importante: “Tenha foco, escolha uma das finalidades produtivas e foque nela. Esse é o melhor caminho a seguir”.

Raças mais indicadas para iniciar a produção de galinhas caipiras

Além de todos os cuidados essenciais para iniciar a produção de galinhas caipiras, o criador precisa também fazer a definição das raças que mais se adequem ao sistema de produção utilizado.

Ribeiro explica que para quem está começando, sempre é melhor adquirir os pintinhos em locais idôneos e que tenham aptidão específica para a finalidade escolhida.

Para a adoção do abate, o criador e especialista em galinhas caipiras recomenda a pescoço pelado vermelho. Já para a postura, Ribeiro diz que a ave mais adaptável aos sistemas caipira é a Embrapa 051. “Além de excelente para a produção de ovos, a Embrapa 051, é um produto genuinamente brasileiro”.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar