A Agrishow

Digitalize seu agronegócio e pare de perder dinheiro e estoque

“Adoção de tecnologias inovadoras é premissa fundamental para garantir tomada de decisão mais ágil e assertiva, propiciando melhores resultados aos produtores”, afirma o diretor de tecnologia da Logicalis, Lucas Pinz. Atualmente, o produtor pode encontrar soluções que identificam via inteligência territorial, se determinado terreno é regularizado ou não. Isso garante retorno sobre o investimento, afinal não se pode comercializar gado e cultivo produzidos em locais irregulares.

Dados esses primeiros passos da produção, vale a pena prestar atenção nas outras etapas da cadeia: plantio, irrigação, monitoramento, colheita, armazenamento e transporte, recebendo informações em tempo real via um centro de operações. “Isso permite um controle preciso, aumento de produtividade, gerenciamento de riscos e redução de perdas”, comenta Pinz.

A solução da Logicalis, por exemplo, é alimenta por informações trazidas por sistemas ou sensores que coletam dados sobre a produção, assim como dados de fontes externas à operação agrícola, como climáticas e bases de dados públicas. Essa tecnologia pode ser usada para acompanhamento da evolução da plantação via medição da altura da cana-de-açúcar por exemplo, verificando o momento ideal da colheita

É possível ainda identificar pragas e fungos em folhas e frutos utilizando uma ferramenta de vídeo analytics; drones fotografam o campo gerando imagens que são enviadas para um agrônomo. No caso de alguma anomalia ser identificada, um outro drone, esse de pulverização é enviado para aplicar insumos e defensivos agrícolas.

Pós-colheita

Na pós-colheita pode-se monitorar qualidade dos produtos armazenados e seu transporte até a chegada ao consumidor. E essa sensorização dos equipamentos permite uma manutenção preventiva do maquinário agrícola e rastrear insumos como sementes e defensivos, garantindo um estoque correto.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *