Colunistas

O lado cheio de charme do Agro

Aretuza Negri
Idealizadora blog Ela é do Agro

Não é novidade que as mulheres estão ocupando posições transformadoras e fundamentais para o desenvolvimento da sociedade.

Questões domésticas deixaram de ser exclusivas e limitantes de potencial, o empoderamento da mulher traz perspectivas mais positivas na inovação e gestão dos negócios.

No meio rural, a questão toma força. O Censo Agropecuário 2017 divulgou dados preliminares que mostraram que o total de estabelecimentos agrícolas nos quais o produtor é do sexo feminino subiu de 12,7% para 18,6% entre 2006 e o ano passado.

De forma cada vez mais representativa, nós mulheres apresentamos habilidades em comum: a de administrar, de gerir o patrimônio, impor o dia a dia do campo, cada uma ao seu modo, mas com voz de comando, desempenhando um papel efetivo na organização e estruturação dos negócios, e isso se deve a diversidade de profissionais em campos: agricultoras, administradoras, pesquisadoras e especialistas.

No Brasil, cerca de 48% da população rural é representada por mulheres e aproximadamente 53% da população economicamente ativa, que em sua maioria, vão para o agronegócio devido a fatores recorrentes á tradições familiares vindo a atuar na produção ou na administração dos negócios agrícolas.

Passando a cerca das fazendas, a figura feminina no cenário acadêmico, voltado para o agronegócio, está cada vez mais representativa. Aproximadamente metade dos alunos fazem parte do público feminino e estão cada vez mais presente em estudos e pesquisas, tornando-se ícone no agronegócio.

Diante o contexto, notam-se as conquistas femininas em todos os segmentos do agronegócio, até então dominado por homens, avanço este que contribui para a expansão do setor.

Com certeza, o agronegócio tem muito a ganhar com a atuação das mulheres, que possuem as mesmas habilidades que podem agregar ao negócio. Ainda há preconceito na área, mas é uma barreira que vem sendo combatida ao longo dos anos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *