• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Colunistas

O Brasil precisa se organizar para dobrar o agronegócio

O Brasil precisa de um planejamento de negócios para poder crescer os necessários 4% ao ano, para atingir o PIB na casa de 2 trilhões e 500 bilhões de dólares. Hoje o Brasil ronda os 2 trilhões e pouco de dólares, ou seja, ele é 10 vezes menor que os Estados Unidos.

Para que possamos ter esse crescimento, só temos um caminho com reais chances de êxito: o conjunto das cadeias produtivas do agronegócio. Nunca esquecendo que agronegócio inclui tudo, do antes da porteira das fazendas, como ciência e tecnologias, o dentro da porteira, a agropecuária inteira e o pós-porteira, que significa a maior parte do montante do agro. No Brasil, 60% do seu total.

Dessa forma, toda a agroindústria, onde somente o setor de alimentos e bebidas supera 650 bilhões de reais, e que precisa de uma ação coordenada da iniciativa privada com o governo, uma espécie de Renovabio para alimentos e bebidas para que dobre de tamanho, busque mercados internacionais e promova a evolução do mercado interno.

Num estudo publicado do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirmou que o Brasil pode crescer 70% nos próximos 10 anos, e tem condições para isso. Ou seja, não temos problemas de mercado.

O que pode impedir o Brasil de dobrar o seu agronegócio de tamanho? Somente a nossa incapacidade de orquestrar um planejamento da Sociedade Civil Organizada com um governo bem intencionado.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Avatar
Jornalista, publicitário, mestre em arte e cultura com especializações em Harvard, MIT e Insead e doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai. Colunista da Rede Jovem Pan, autor e coautor de 33 livros. Coordenador acadêmico de Master Science em Food & Agribusiness Management pela AUDENCIA em Nantes/França e professor na FGV In Company. Considerado uma das 100 personalidades do agronegócio pela Revista Isto é Dinheiro. Homenageado pela Massey Ferguson como destaque no agrojornalismo brasileiro 2017. Conferencista com Prêmio Olmix – Best Keynote Speaker/Paris e Top Of Mind Estadão RH. Presidente da TCA International e Diretor da agência Biomarketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *