Tecnologia

Melhore a alimentação de seu rebanho com app que calcula forragem. E economize mais!

Administrar a reserva de alimentos para os rebanhos ao longo do ano é um dos maiores desafios enfrentados pelos produtores. Aplicativo desenvolvido pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) promete solucionar esse problema. Gratuita e funcionando off-line, a ferramenta auxilia no planejamento de quanto produzir, quanta forragem produzir e quando é a melhor época para vender os animais.

De acordo com a zootecnista e pesquisadora da área de Forragicultura e Pastagens da Embrapa Caprinos e Ovinos, Ana Clara Cavalcante, o aplicativo reduz os erros no cálculo do saldo de forragem ((diferença entre a quantidade de forragem disponível e a que é demandada por animais do rebanho em um período de tempo), utilizado para indicar disponibilidade de alimento nas propriedades.

Para usar a ferramenta o produtor deve cadastrar o nome da propriedade, identificar sua localização (cidade e estado) e seu tamanho, em hectares. Inserir a extensão das áreas destinadas à alimentação, na propriedade, e se usa alguma espécie de capim. Ana Clara explica que o app traz quatro fotos representando a caatinga; com forragem baixa, média, alta e capim. “O produtor digita quantos hectares possui em cada uma dessas áreas e o aplicativo faz a conta”.

Além disso, o produtor deve inserir quantidade de animais de cada espécie que consumirá plantas forrageiras (caprinos de leite ou corte; ovinos de corte; bovinos de leite ou corte) e suas características (matrizes, reprodutores ou animais jovens) e peso médio de cada um deles, informando se há fornecimento de suplementação aos animais da propriedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *