shutterstock_1017658525.jpg

Esses são todos os benefícios da produção biodinâmica

Saiba o que significa a produção biodinâmica na agricultura, seus objetivos e os principais benefícios do sistema que prioriza a adaptação às condições locais!

Quem atua no ramo da agricultura certamente já ouviu falar na agricultura orgânica ou agricultura sustentável. Mas você sabe algo sobre a condução de uma produção biodinâmica na agricultura? Mais conhecido como agricultura biodinâmica, esse é um modelo agrícola que nasceu em 1924, através de um ciclo de oito palestras proferidas por Rudolf Steiner, criador da Antroposofia.

A produção biodinâmica indica que cada unidade agrícola é percebida como um organismo individual único e dotado de capacidade autorreguladora, fazendo com que a eficiência ambiental e econômica se multipliquem pela sinergia que inclui a participação ativa das próprias forças (“gratuitas”) da natureza.

Conceito da produção biodinâmica na agricultura

Baseado nas ideias de Steiner, Marco Bertalot-Bay, economista, mestre em geografia e Fundador do “Instituto Elo”, explica, de maneira simplista, o que significa produção biodinâmica no âmbito da agricultura:

Esse modelo agrícola é caracterizado como um caminho de praticar agricultura baseado no conceito de que o organismo agrícola é autossustentável por meio de um ciclo de nutrientes que imita os ciclos e processos da natureza. Tal modelo torna a produção mais ecológica e economicamente mais eficiente”.

Neste contexto, o agricultor biodinâmico deve estar empenhado em fazer somente aquilo pelo qual ele mesmo pode responsabilizar-se, possibilitando um desenvolvimento mais duradouro da "individualidade agrícola". Isso inclui o cultivo e a seleção das suas próprias sementes, como também a adaptação e a seleção própria de raças de animais.

Além disso, Bertalot-Bay explica que na produção biodinâmica utilizam-se preparados homeopáticos que potencializam a vitalidade dos organismos, constituintes da paisagem e, consequentemente melhorando a qualidade dos produtos.

O fundador do Instituto Elo explica que esse sistema ganhou maior popularidade - inicialmente na França - por ser unanimidade entre chefes de cozinha e someliers. “Esse sistema foi considerado como o melhor método agrícola para a produção das melhores uvas e consequentemente dos melhores vinhos do mundo”.

Na atualidade, o sistema de produção biodinâmico já é adotado com sucesso em todos os continentes, independentemente das regiões climáticas apresentadas.

A agricultura biodinâmica se adapta às condições locais

O conceito relacionado à produção biodinâmica prioriza vários objetivos que garantem uma agricultura mais sustentável. Inicialmente Bertalot-Bay explica que esse sistema prioriza que a agricultura deva se adaptar às condições locais.

Esse caminho de praticar agricultura não é um modelo, mas um modo de produção que se adapta às condições locais podendo ser adotado em grande escala tanto quanto em pequenas unidades”, diz o especialista.

Além disso, a produção biodinâmica consiste num sistema que objetiva resgatar os conhecimentos tradicionais, aprimorando seus desempenhos tecnológicos, ecológicos e científicos junto aos processos produtivos, com um custo energético, ambiental e econômico inferior e mais sustentável se comparado aos modelos convencionais de produção.

Os demais benefícios desse sistema de produção são:

  • Otimização do uso dos recursos naturais socioeconômicos disponíveis;
  • Respeito à integridade cultural das comunidades rurais;
  • Valorização da tradição do estudo da relação e influência dos movimentos astronômicos na agricultura;
  • Sentimento de amor ao trabalho que, de maneira abstrata é plantado, e depois colhido na forma de alimentos saudáveis. 

Principais benefícios do sistema de produção biodinâmica

Quando adotada corretamente, a produção biodinâmica se torna apropriada para produzir todo tipo de produto, seja de origem agrícola ou origem pecuária, principalmente para a produção de alimentos saudáveis, caso das hortaliças, frutas, grãos, cereais, carnes e leite.

Além disso, a produção biodinâmica apresenta variados benefícios e vantagens, como explica o especialista do setor e fundador do Instituto Elo.

As principais vantagens do método de cultivo biodinâmico estão relacionadas à capacidade de regenerar as paisagens e a produtividade do solo, além de produzir e economizar água e demais recursos naturais gratuitos”.

Bertalot-Bay ressalta ainda que a produção biodinâmica é economicamente mais eficiente ao praticamente eliminar externalidades. “Esse sistema recompõe em lugar de degradar os solos. Em lugar de causar danos à saúde humana, a produção biodinâmica evita a importação de adubos externos e o uso de agrotóxicos”, diz.

Quer saber mais sobre sustentabilidade no agronegócio? Clique no link e baixe nosso material gratuito e exclusivo!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar