• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tecnologia

Inteligência Artificial na agricultura: como pode ser aplicada

A agricultura em todo o mundo tem ganhado produtividade graças a tecnologias direcionadas ao aumento da produção sem expansão da terra. E com a chegada da Inteligência Artificial na agricultura há a expectativa de que o crescimento seja ainda mais rápido e menos custoso.

Uma das áreas que tende a se beneficiar da Inteligência Artificial relaciona-se à capacidade de processamento de dados da lavoura. Feita sem a ajuda de sistemas de computador, a coleta de dados é algo muito demorado e gerar informação sobre qualquer cultura leva um precioso tempo.

Hoje em dia, no entanto, por meio da aplicação da Inteligência Artificial todo esse processo já pode ser feito instantaneamente a um valor acessível, tornando muito mais preciso o manejo de culturas.

Outra aplicação da Inteligência Artificial na agricultura tem relação com a redução do impacto de pragas e doenças, consideradas como um dos grandes problemas do campo.

Com uma elevada quantidade de dados e informações obtidas a partir de sensores, a IA identifica o surgimento de doenças na lavoura em estágio inicial, possibilitando que o produtor possa tomar precaução com antecedência e evitar perdas na safra.

3 aplicações da Inteligência Artificial

Das análises de solo para a plantação até a colheita da safra, com tomada de decisão rápidas frente a problemas, a Inteligência Artificial está presente em aplicações relacionadas a:

 – Maior capacidade de precisão na identificação de fenômenos climáticos que influenciam a cultura, tais como temperatura, precipitação, direção e velocidade de ventos praticamente em tempo real, o que torna a análise de dados muito rica.

 – Mapeamento completo de propriedades rurais, ajudando na identificação de, por exemplo, regiões de desmatamento, de uso excessivo de agrotóxicos e de pragas.

– Orientação ao produtor sobre qual insumo agrícola usar, em qual momento e em que quantidade para que ele consiga atingir o máximo de produtividade em sua fazenda.

Saiba mais sobre os ganhos da Inteligência Artificial aplicada ao agronegócio e conheça um case de sucesso. Baixe agora nosso material exclusivo!

*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de Solinftec

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *