Vídeos

Inovações no cultivo de cana-de-açúcar aumentam produção. Veja detalhes!

Cana-de-açúcar é uma das principais atividades agrícolas do Brasil, mas plantio ainda realizado manualmente com pouca automatização. Mas a colheita é sim mecanizada devido a adoção de práticas sustentáveis.  Nos últimos anos, a situação está mudando gradativamente e a importância do plantio vem ganhando espaço na estratégia das empresas de tecnologia ligadas ao agronegócio.

Assim, a tendência é um maior crescimento em mecanização do plantio e intensificação da atividade sucroalcooleira como um todo, aumentando a confiança dos agricultores que hoje ainda não confiam na importância da mecanização na garantia da qualidade do plantio da cana.

Para que o Brasil se mantenha como maior exportador de açúcar do mundo, o melhoramento genético também contribui para a sustentabilidade. Pois permite atingir mais produtividade em uma mesma unidade de área produtiva.

Passando do campo para a usina, resultados positivos também têm sido alcançados. Segundo análise da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), nas últimas quatro décadas, a taxa média de captação de água para a utilização industrial foi reduzida em quase 95%, proporcionada por investimentos em reúso de água por meio de tratamento e recirculação, otimização do balanço hídrico industrial e adoção de novas tecnologias como a limpeza a seco da cana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *