Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Previna_incendios_ com_essas_ ferramentas.jpg

Previna incêndios com essas ferramentas!

Incêndios são um dos principais causadores de prejuízos para lavouras e meio ambiente. Entenda como soluções disponíveis no mercado - uma delas grátis - te ajudam a combater incêndios!

Incêndios são um dos principais causadores de prejuízos para lavouras e meio ambiente. Uma ferramenta para alertar produtores foi disponibilizada pela ABAG RP (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto) (SP): “Indicativo de incêndios”, um site onde são atualizados semanalmente mapas do estado de São Paulo com um período de seis dias.

A ferramenta faz a correlação entre condições observacionais de chuva, umidade e balanço hídrico, com previsões de curto e médio prazo de chuva e demais variáveis meteorológicas, para estimar áreas e regiões com potencial de risco de incêndio.

Esse índice baseia-se exclusivamente em fatores meteorológicos, previstos e observados, e não faz uso de dados coletados de incêndio.  É importante lembrar que devido a ações antropogênicas (aquelas causadas pelo homem), os incêndios podem ocorrer em áreas onde o índice não indicou condição favorável ao fogo.

Tecnologia nacional de combate a incêndios

Além da prevenção é válido utilizar tecnologias estruturadas para o combate e o apoio de recursos tecnológicos que protejam e fortaleçam as plantas, como um retardante e supressor do fogo. A ação retardante é uma ferramenta eficiente para preparo de aceiros químicos sustentáveis e a ação como supressor reduz rapidamente a altura das chamas e sua velocidade de dispersão natural.

A ideia é que esse tipo de alternativa seja segura e sustentável para o combate direto e indireto de incêndios em palhadas e resíduos de colheita, uma arma eficaz contra incêndios criminosos que ocorrem em canaviais, lavouras brancas e florestas, além de ser atóxico ao homem, animais e ecossistemas agroflorestais, o que facilita e melhora a segurança do manuseio operacional. Em 2015, uma solução foi experimentada pelo IBAMA no combate a um incêndio florestal no Maranhão.

 

 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar