shutterstock_1625760049.jpg

Covid 19: Como manter a produção rural sem medo do vírus?

A Covid 19 já está entre nós. Saiba quais dicas adotar para manter a produção de alimentos sem que produtores rurais sejam infectados.

O avanço do novo coronavírus (Covid 19) está preocupando pessoas em todo o planeta, a ponto de fechar comércios e grandes fábricas. Mas, a agricultura não pode parar e a produção de alimentos precisa continuar muito firme diante da crise.

Porém, todo produtor agrícola também está sujeito a sofrer os efeitos do Covid 19. Por isso, para evitar a propagação da doença é preciso tomar alguns cuidados para deixar o coronavírus longe do trabalhador do campo.

Assim, em tempos de Covid 19, a adoção de algumas dicas pode ajudar o trabalhador do campo a se proteger ainda mais.

Covid 19: O agro precisa continuar

O coronavírus é um novo tipo de vírus que teve seu primeiro caso relatado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. Alguns poucos meses depois o vírus já se faz presente em todos os continentes e em praticamente todos os países do planeta.

Diante disso vemos que a realidade é bastante dura: a Covid 19 agora representa um risco significativo em todos os cantos do mundo e do Brasil. Entretanto, a população precisa ter alimentos em quantidade suficiente para superar esse momento de séria crise. Por isso, fazendas, lavouras, hortas e empresas agropecuárias não podem parar.

Mas, para continuar servindo à população brasileira com seus alimentos, o trabalhador do campo precisa ter bastante cuidado, se protegendo do vírus e mantendo a saúde sempre em dia.

Cuidados para deixar o coronavírus longe do campo

Para que o trabalhador rural continue trabalhando e abastecendo o Brasil com alimentos, é preciso que alguns cuidados sejam tomados.

Os cuidados que o trabalhador do campo deve seguir são basicamente os mesmos recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Ministério da Saúde. Estes cuidados são:

  • Limpeza das mãos de forma mais frequente com álcool gel ou água e sabão;
  • Cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
  • Evitar aglomeração e ambientes fechados, com as pessoas devendo não ficar muito perto uma das outras.

Mas além dessas recomendações, Rodrigo Capella, Palestrante e Diretor Geral da Ação Estratégica - Comunicação e Marketing, lista outras orientações específicas que o homem do campo precisa se atentar. São elas:

- Distribuição imediata de fracos portáteis de álcool gel para todos os colaboradores. “Os trabalhadores devem ser orientados a sempre utilizar este produto”, diz Capella.

- Disponibilizar sabonete reserva em todos os banheiros de funcionários e colaboradores.

- Não compartilhar equipamentos de trabalho. “É preciso pedir e orientar os colaboradores que eles não compartilhem rastelos e outros equipamentos, durante a atividade, evitando assim a contaminação comunitária”.

- Estimular que as refeições sejam realizadas em mais de um lugar, evitando assim casos de aglomeração de pessoas no refeitório instalado na propriedade.

- Fazer a ampla e constante higienização das máquinas agrícolas. Neste caso, Capella diz ser importante higienizar muito bem a cabine da máquina, com volante e marcha. “São essas partes da máquina que podem mais contribuir com a disseminação do vírus”, diz.

Cuidados a serem adotados no âmbito das empresas ligadas ao agronegócio

Além de todos os cuidados recomendados pela OMS, há ainda outros cuidados que também são de grande importância para que consigamos deixar a Covid 19 longe do campo principalmente à gestão de pessoas dentro de pequenas, médias ou grandes empresas agropecuárias.

Assim, entre as recomendações mais importantes quanto à gestão de pessoas podem-se citar:

 - Permitir o trabalho remoto em home office para todos os colaboradores que possam fazer isso, caso daqueles que trabalham em escritórios da empresa agrícola;

 - Cancelamento de todas as reuniões presenciais, além de viagens técnicas;

 - Isolamento de todos os funcionários que estejam no grupo de risco para a Covid 19, ou seja, idosos e pessoas com algum problema crônico de saúde;

 - Cancele momentaneamente as visitas de pessoas externas à empresa de qualquer natureza, seja de fornecedores, vendedores ou familiares.

Seguindo estas dicas, os colaboradores de sua empresa, fazenda ou lavoura estarão muito mais seguros contra essa pandemia do coronavírus. No mais, Capella diz ser importante que o ambiente rural siga todas as orientações expressas pelo Ministério da Saúde.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar