Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Consiga crédito rural junto às cooperativas com essas dicas!

Consiga crédito rural junto às cooperativas com essas dicas!.png
Cooperativas que oferecem crédito rural são muito importantes para produtores. Conheça os benefícios e saiba como conseguir o seu!

Seja para custear despesas da safra, investir em novos equipamentos ou na comercialização de produtos agropecuários, o crédito rural oferecido por cooperativas tem se mostrado uma das opções mais vantajosas para agricultores familiares e produtores rurais de diversos portes.

Quem busca por linhas de crédito e de financiamento rural em cooperativas, além de taxas menores, pode encontrar também outras vantagens importantes, como poder participar nas decisões da instituição e, inclusive, nas sobras, em caso de resultados positivos.

Benefícios do crédito rural oferecido por cooperativas

No agronegócio brasileiro, as cooperativas são instituições extremamente importantes, representando um instrumento eficiente de inclusão financeira ao contribuir para a disseminação do crédito agrícola junto aos produtores rurais.

Neste sentido, as cooperativas podem funcionar como o agente de repasse de recursos subsidiados por esta instituição, para atendimento às finalidades de:

  • Crédito para comercialização: Utilizado para cobrir despesas de comercialização ou converter em espécie os títulos de beneficiamento.
  • Crédito para custeio: Destina-se a cobrir despesas correntes do ciclo produtivo agropecuário;
  • Crédito para investimentos: Para inversões em bens e serviços úteis no curso de vários períodos de produção.

Assim, devido à sua proximidade com os tomadores de empréstimo, as cooperativas podem proporcionar vantagens em relação aos bancos tradicionais, como a redução dos custos de transação e oferta de maior informação aos produtores, o que tende a mitigar riscos.

Ao obter crédito junto à cooperativa, Akio Cyoia, superintendente administrativo financeiro da Cooperativa Integrada, explica que muitos serão os benefícios aos produtores, principalmente em comparação com bancos tradicionais. “Os produtores rurais conseguem adquirir os insumos para o plantio, o desenvolvimento e a colheita da safra, sem ter que recorrer aos Bancos”.

Segundo Cyoia, o cooperado tem a possibilidade de também fazer bater (grãos x insumos) e contratos preços fixos de grãos, tudo via cooperativa.

Além dos recursos supracitados, Cláudio Rossi, diretor adjunto administrativo financeiro da Coplacana ressalta que as cooperativas podem conceder créditos aos produtores rurais, estes quando cooperados, de recursos provenientes de suas tesourarias.

Estes recursos, não sofrem regulação de nenhuma instituição, ficando sujeitos a avaliação de crédito por critérios internos e garantias concedidas para suportar os limites pleiteados e exposição ao risco”, complementa.

Passo a passo para obter crédito rural junto às cooperativas

Para garantir que está fazendo um bom negócio ao solicitar o seu crédito rural, cabe ao empresário se informar sobre suas opções, condições de cada linha de crédito, as regras de quitação e demais detalhes.

Rossi explica também que nos recursos subsidiados destinados para repasse pelo Banco Central, além das comprovações de ser um produtor rural, este deve estar inserido dentro de um projeto agronômico, o qual especifica o produto a ser usado, qual cultura, fase do processo produtivo, prazos, etc, determinando o montante ao qual este está pleiteando adquirir.

Já nos recursos oriundos da tesouraria da cooperativa, não há a exigência legal do projeto agronômico. “Neste caso o produtor tem que ser cooperativo ativo e estar com seus dados cadastrais atualizados, pois através destes dados, aliados às variáveis da sua produção”, indica Rossi.

Ainda sobre este segundo caso, Cyoia salienta que o requisitante deve fazer seu cadastro como cooperado e apresentar a matrícula de sua área. “Com base nessa matrícula, a cooperativa calculará seu potencial produtivo e determinará seu limite de crédito”.

Apesar dos benefícios, alguns cuidados devem ser tomados pelo produtor

De fato, o crédito rural obtido junto às cooperativas agrícolas é uma excelente opção para produtores rurais, principalmente porque as taxas concedidas tendem a ser muito próximas das linhas reguladas pelo Banco Central.

Porém, tanto Rossi, quanto Cyoia salientam que alguns cuidados devem ser tomados nesse sentido.

O diretor adjunto administrativo financeiro da Coplacana explica que os principais cuidados que o produtor tem que ter ao solicitar crédito rural, é que este seja suficiente para financiar suas necessidades de custeio e que não desvie o recurso tomado para outra finalidade que a originalmente pleiteada.

Também sugere que o produtor faça uma boa gestão do fluxo de caixa da sua produção. “O produtor deve simular cenários futuros para avaliar o risco em não conseguir honrar o compromisso assumido, pondo em risco a perenidade do seu negócio”, explica.

Conselho semelhante é dado pelo superintendente administrativo financeiro da Cooperativa Integrada. “O produtor deve sempre estar atento ao risco de não atingir a produtividade mínima necessária para quitar seu débito”.

Para isso, Cyoia explica que a cooperativa incentiva fortemente a contratação de seguro agrícola para mitigar esse risco. “A Integrada tem inclusive uma corretora própria para oferecer essa segurança ao cooperado”, completa.

 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar