Tecnologia

Gestão automatizada da agricultura acelera produção e traz lucro!

A agricultura mundial está se preparando para produzir cada vez mais. Uma solução para não ficar para trás é acelerar sua produção – o que também gera lucro ao produtor – é optar pela gestão automatizada, cujo grande benefício da gestão automatizada é a velocidade e acurácia do processamento de dados. Ela elimina erros humanos e permite que ações corretivas sejam tomadas rapidamente.

De acordo com o gestor da PERFARM, Luiz Roberto Sodré, a grande vantagem é o aumento substancial de lucros. Em uma atividade onde o principal fator de competitividade é o custo, pois não há diferenciação do produto acabado – são na maioria dos casos commodities – a ótima alocação de recursos torna-se fator preponderante para o sucesso econômico

O que é gestão automatizada na agricultura? Como é esse mercado hoje em dia no Brasil?

Gestão automatizada na agricultura é aquela onde gerencia-se o uso de recursos empregados no processo produtivo de forma automática. Estes recursos incluem os insumos agrícolas, pessoas, máquinas, o caixa, entre outros. Uma boa gestão é aquela que permitirá os maiores lucros ou o alcance dos objetivos do agronegócio de forma eficiente. A gestão automatizada pode, ou não envolver a coleta automatizada de informações. Esta coleta, entretanto, representa apenas uma fração da gestão como um todo. Mais importante do que a coleta automatizada, é o processamento de dados de forma automática que atenda a realidade do agronegócio em questão. A transformação automática de dados “crus” em tomadas de decisão é o que garantirá os maiores lucros da atividade. Uma vez que a decisão foi tomada, podemos partir para o último passo da gestão automatizada. A execução da decisão que foi tomada. Ela também pode ocorrer de forma automática, seja por meio do uso de uma máquina, ou simplesmente, mostrando, de forma automática, um mapa de ações que deve ser realizado por uma pessoa.

Como essa gestão contribui e melhora o desempenho do negócio rural?

O grande benefício da gestão automatizada é a velocidade e acurácia do processamento de dados. Ela elimina erros humanos e permite que ações corretivas sejam tomadas rapidamente. Além disso, ela minimiza drasticamente a necessidade de produtores de terem que contratar ou se tornarem especialistas nas várias áreas da gestão. Imagina a gestão financeira automatizada. O produtor não precisará saber como elaborar e calcular os diversos relatórios e indicadores financeiros (Balanço e Evolução Patrimonial, Demonstrativo de Resultados) para finalmente chegar ao cálculo de lucro, que deve englobar a depreciação de todos ativos e despesas que não são vistas no fluxo de caixa, por exemplo.

Quais as vantagens em se ter um sistema de gestão automatizado na fazenda?

A grande vantagem é o aumento substancial de lucros. Em uma atividade onde o principal fator de competitividade é o custo, pois não há diferenciação do produto acabado – são na maioria dos casos commodities – a ótima alocação de recursos torna-se fator preponderante para o sucesso econômico. Conseguir mensurar, por exemplo, qual é a melhor época de compras com base nos financiamentos (e seus custos) e dinheiro disponível para minimizar o custo de produção.

Porque a coleta de dados é tão fundamental para o sucesso da lavoura/rebanho?

A coleta de dados é o que permitirá a visibilidade completa daquilo que ocorre no campo. Permitirá análises fiéis da eficiência operacional e de sistemas produtivos. Permitirá ao produtor comparar manejos produtivos e entender, de fato, o que traz ou não dinheiro para ele. Portanto, é importante fazer o uso de uma gestão automatizada que não limite as estratégias que podem ser analisadas ou implementadas. Mais do que isso, para não haver uma coleta excessiva de dados e a elaboração de relatórios que pouco vão agregar a tomada de decisão – que encarecem a gestão – é importante saber quais são as decisões que devem ser tomadas e, aí sim, definir os dados que devem ser coletados. Deve-se trabalhar junto aos trabalhadores de campo para fazê-los entender os benefícios da gestão como um todo para, aí sim, ter uma coleta de dados bem fundamentada, extremamente importante para o sucesso da gestão.

Como utilizar esses dados e lucrar mais?

A gestão contempla muito mais do que a produção. Hoje, produtores que, muitas vezes, apresentam excelência operacional e altas produtividades, ainda assim, passam por dificuldades financeiras. A gestão engloba a avaliação do campo, mas também a avaliação de recursos financeiros, máquinas, estoques, funcionários, fornecedores, dívidas. Imagina um produtor que apresente 25% de margem de lucro operacional mas acaba entrando em dificuldades financeiras e, para sair dela, tenha que pagar mais de 40% de juros no ano. Todo o esforço realizado no campo é drenado pela falta de gestão profissionalizada. A gestão automatizada permite a profissionalização à passos largos e faz com que produtores tenham análises prontamente disponíveis para lhe guiarem por todas as áreas que uma empresa que apresenta boas práticas de gestão possui – operações, vendas e marketing, recursos humanos, finanças, entre outras. Os dados processados e interpretados de forma correta permitem que o produtor avalie os caminhos de maiores lucros, desde que o sistema automatizado permita a avaliação de diferentes estratégias de negócios.

Um grande exemplo é visto na pecuária: hoje o custo de produção da arroba varia mais do que 500% (com muita frequência), muito além da variação do preço da arroba no ano. Isso ocorre inclusive dentro de uma mesma propriedade submetida a diferentes manejos nutricionais. Ter uma visibilidade desses números fará com o que o pecuarista procure aquelas alternativas de negócio que apresentam os menores custos de produção e, por consequência, amplie os seus lucros na atividade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *