Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Todo tipo de território aceita sistemas de rotação de culturas?

Todo tipo de território aceita sistemas de rotação de culturas?

Uma das principais características da rotação de culturas que certamente estimula seu uso é que ela ocorre ou tem potencial de ocorrer em todo o território brasileiro. Ou seja, com os devidos cuidados e com muito planejamento, a rotação pode ocorrer em todo o país.

Entretanto, o engenheiro-agrônomo e pesquisador da Embrapa Cerrados, Luiz Adriano Maia Cordeiro, explica que nos últimos anos observa-se uma redução na diversificação dos sistemas de rotação de culturas, provavelmente, por pressões econômicas.

Em muitas regiões, como no Sul do Brasil, essa prática de rotação era muito mais intensa nos anos 1980 e 1990 do que é hoje. Já se chegou a ter um grande rol de espécies alternativas para se fazer a rotação nessa região, hoje é bem menos”.

Já na região do Cerrado, o engenheiro-agrônomo diz que constantemente se busca aumentar a diversidade de culturas para compor um eficiente sistema de rotação, porém, segundo o pesquisador da Embrapa, a estação seca do inverno é um fator limitante.

Para contornar isso, a irrigação pode ser uma solução. “Quando se adota a irrigação, esse processo passa a ser mais facilitado, inclusive tanto com cultivos econômicos como para produção de fitomassa ou palhada”, explica.

Na atualidade, existem opções viáveis de diversos cultivos de sequeiro ou irrigado para esta região, como soja, milho, sorgo (granífero ou forrageiro), algodão, arroz, trigo, girassol, feijão, pastagens (Braquiárias, Panicum etc.), guandu, milheto, crotalárias, quinoa, amaranto, etc.

Todas essas diversas possibilidades indicam que é plenamente possível realizar a rotação de culturas em todo o país, caso do Cerrado nas regiões sulistas do país, indicando que a rotação de cultura funciona para todo produtor, desde que haja correto planejamento e operação.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar