Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Segurança, autonomia e custo menor; essas e outras vantagens do silo-bolsa

Segurança, autonomia e custo menor; essas e outras vantagens do silo-bolsa

A lucratividade do produtor rural pode ser impactada por diversos fatores, dentre eles o armazenamento da produção. Uma das soluções que vem ganhando espaço no Brasil é o silo-bolsa - em 2017, o número de grãos armazenados em silos-bolsa no Brasil foi de 18 milhões de toneladas, aumento de 97% sobre 2016; e 11% da safra nacional de 2018 foi estocada em silos-bolsa. “Acreditamos que o Brasil possa seguir os passos da Argentina, onde o silo-bolsa já é utilizado para estocar cerca de 50% da produção anual”, afirma Fernando Herrmann, diretor da Marcher Brasil.

Produzidos de polietileno e aditivos anti-UV e têm vida útil de 24 meses e, após o uso, o silo pode ser vendido para empresas de reciclagem. A estrutura oferece autonomia do produtor, que pode estocar a safra na propriedade rural de forma segura e nas cercanias da sede, aguardando o melhor momento para negociá-la, escapando, por exemplo, dos custos de transporte durante os períodos de alta temporada.

Lá dentro, o grão se mantém com a mesma qualidade do dia em que foi colhido, pois ao ser embolsado, o grão consome quase todo oxigênio presente dentro da bolsa, deixando o ambiente rico em dióxido de carbono, que mantém distante os insetos e impossibilita a existência e proliferação de pragas, fungos ou insetos.

Além disso, o sistema apresenta uma relação custo-benefício vantajosa quando comparado ao uso do silo metálico ou de armazenamento em terceiros. A armazenagem em silo-bolsa proporciona ao produtor uma economia de 40% sobre a estocagem em silo fixo, e de 80% em terceiros e dispensa a contratação de frete entre a fazenda e a cooperativa/trading no período de colheita.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar