Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pequeno produtor: Facilite sua rotina com máquinas flexíveis

Pequeno produtor: Facilite sua rotina com máquinas flexíveis para o tamanho da sua produção

O Brasil é um país que apresenta grandes propriedades rurais que, sem dúvidas, geram muitas riquezas. Porém, quando falamos em gerar riqueza, as pequenas propriedades são as responsáveis por deter a maioria da produção nacional, sendo as verdadeiras agentes do desenvolvimento rural brasileiro.

Segundo dados do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)  pequenas propriedades representam quase 4,4 milhões de famílias agricultoras ou 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros. A agricultura familiar (detentora das pequenas propriedades) é economicamente ativa, visto que 38% do valor bruto da produção agropecuária vêm de pequenas propriedades, com o setor respondendo por 7 em cada dez postos de trabalho no campo.

Dessa forma, a adoção de recursos tecnológicos certamente tem representado um avanço significativo para a agricultura familiar, que precisa de máquinas e implementos que se destinem às suas necessidades específicas.

Por isso, conversamos com Thércio Freitas, gerente de Marketing Estratégico da John Deere. Ele nos conta como máquinas flexíveis e de fácil condução facilitarão o trabalho desses pequenos produtores.

Porque ter máquinas dedicadas a pequenas propriedades?

Sabemos que as grandes propriedades precisam diariamente de máquinas grandes e com eficiência suficiente para atender a necessidade de operações que devem ser rápidas e em curtos espaços de tempo. Porém, Freitas cita que a necessidade de pequenas propriedades é um pouco diferenciada.

Pequenas propriedades geralmente necessitam de máquinas flexíveis que possam fazer diversas operações e que sejam fáceis de usar. Ao mesmo, tempo devem ser duráveis, seguras, confortáveis e com baixo custo de operação”, explica.

Ademais, tratores grandes e com potência elevada, além de mais caras, se tornariam obsoletas pela não necessidade, o que tornaria o custo/benefício bem discrepante para o pequeno produtor.

Outro fator refere-se à tecnologia empregada nessas máquinas. Porém, foi-se o tempo em que pequenas máquinas agrícolas eram sinônimas de simplicidade. Por isso, o gerente de Marketing Estratégico da John Deere explica que a inclusão e a adequação da tecnologia que antes era utilizada em grandes máquinas, hoje também compõem as pequenas.

Essa tecnologia deve ajudar o produtor a gerenciar seus custos, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a produtividade”, explica.

A pequena propriedade não precisa só de tratores e implementos agrícolas

Muito se fala sobre a necessidade de tratores e implementos agrícolas em pequenas propriedades. Porém, a demanda desses pequenos produtores por outros recursos também é grande.

Na oferta desses recursos, maquinários de apoio à produção rural e agrícola são fundamentais e têm permitido a otimização e a ampliação da capacidade produtiva, com consequente a redução de perdas e, principalmente, autossuficiência.

Entre estes maquinários de apoio, podemos citar:

  • Gerador de energia: indispensáveis para resolver as oscilações, ou até mesmo a falta de energia nas pequenas propriedades rurais;
  • Perfurador de solo: importante ferramenta de apoio nas diversas atividades dentro das propriedades rurais e agrícolas, como construção de cercas e coleta de materiais para análise do solo;
  • Tratorito: usado tanto para a aragem do solo de plantio quanto para revolver a cama de aviários, por exemplo;
  • Bomba d’água: essencial para a garantia da água via bombeamento da captação subterrânea ou bombeamento de reservatórios dentro da propriedade rural;
  • Bomba propulsora de graxa: fundamental para manter as máquinas sempre lubrificadas e prontas para o trabalho.

Vale ressaltar que antes de escolher a máquina destinada à pequena propriedade rural, é fundamental saber qual será a necessidade para, assim, pesquisar aquela que melhor se adéqua.

A tecnologia é indispensável em máquinas para pequenas propriedades

Qualquer tecnologia deve sempre auxiliar os produtores a resolver os desafios da produção. Pelo fato da pequena propriedade ter a escala de produção como um dos empecilhos no aumento da renda do negócio rural, Freitas diz que são indispensáveis tecnologias que auxiliem nas seguintes ações:

  • Na diminuição de perdas;
  • Na melhor qualidade dos produtos agrícolas e do solo e;
  • Na redução e gerenciamento dos custos.

Mapa de produtividade, piloto automático e big data são também avanços tecnológicos já presentes em algumas pequenas máquinas agrícolas que visam facilitar e contribuir com as atividades diárias do pequeno produtor.

Além disso, toda essa tecnologia, atualmente presente nas máquinas, irá agregar rentabilidade e sustentabilidade para as propriedades rurais.

A nova geração de produtores nessas propriedades já está acostumada com toda essa inovação, portanto irão agregá-la cada vez mais no dia-a-dia da propriedade”, comenta.

Conhecimento e educação tecnológica: Fundamentais para usar o máximo das máquinas

As tecnologias presentes em máquinas e implementos agrícolas vêm facilitando cada vez mais as operações a campo, de forma que o produtor precise mais gerenciá-las do que simplesmente operá-las. Geralmente, a utilização dessas máquinas é facilitada por muita tecnologia embarcada de fácil entendimento.

Entretanto, para garantir que o produtor rural esteja tirando o máximo potencial daquele equipamento, é importante que ele conheça tudo que lhe é oferecido, para conseguir fazer as regulagens corretas. Os treinamentos são uma ótima opção neste sentido.

E então, as informações sobre máquinas para pequenas propriedades foi útil para você? Então aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar