Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Mudança repentina de tempo: saiba como uma consultoria climática pode salvar a produção no campo

A temperatura nas últimas semanas na região centro-sul do Brasil tem mudado profundamente com a intensa passagem de massas polares, depois de meses de forte calor. De acordo com a Climatempo, foram quatro eventos desse tipo em um período de cerca de 30 dias, com pouco espaço para aquecimento do ar entre uma e outra. Além disso, a chuva castigou pela grande precipitação e força com que caiu em algumas áreas. A ação repentina dos fenômenos coloca em risco toda a atividade agrícola, o que chama a atenção do produtor para a necessidade da consultoria climática para planejar o dia a dia no campo.

Plantação e colheita no tempo certo significam maior produtividade para o agricultor. Por isso, é importante ter em mãos previsões do tempo no momento da tomada de decisão do cultivo. “Chuva influencia a germinação, enquanto a estiagem aponta a hora da colheitadeira entrar em campo. Já condições severas podem significar perda”, aponta César Soares, meteorologista da Climatempo Consultoria.

Uma maneira de evitar problemas é lançar mão de boletins criados sob medida para a área da sua fazenda. Eles auxiliam a calcular e a projetar plantação, ferramentas, mão de obra e materiais necessários para a produção. Mapas e gráficos gerados semanalmente contêm informações detalhadas sobre chuva, nível de risco e ponto de atenção para o tempo durante manhã, tarde e noite, velocidade dos ventos e também temperatura e percentual de água no solo.

Com um calendário climático desenvolvido com previsão estendida e interpretada de satélite fica mais fácil fazer a previsão de risco de condições extremas para todo o período de safra e para as próximas 72h em sua cidade.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar