timbro_pneudetrator.jpg

Escolha certa do pneu de trator melhora o desempenho agrícola

Robustez, torque, potência e tecnologias embarcadas são características que devem ser consideradas ao adquirir um trator agrícola. Mas tão importante quanto esses quesitos é a escolha certa do pneu de trator.

Robustez, torque, potência e tecnologias embarcadas são características que devem ser consideradas ao adquirir um trator agrícola. Mas tão importante quanto esses quesitos é a escolha certa do pneu de trator.

Isso porque um bom pneu de trator pode melhorar sensivelmente o desempenho das atividades no campo. Saiba, a seguir, como essa escolha não pode, de forma alguma, ser colocada em segundo plano e os modelos de pneus que são referência no mercado.

Pneu de trator: muito mais que um acessório

Todo pneu de trator é um elo entre o veículo e o solo, sendo responsável pela tração - por arrastar as demais máquinas e implementos agrícolas.

Além disso, um trator equipado com pneus adequados para diferentes condições de solo representa um melhor desempenho agrícola, visto que há aumento da capacidade operacional, elevação da vida útil, melhor qualidade de serviço, menor consumo de combustível, além de contribuir com a preservação das condições estruturais do solo.

Pode-se dizer que os conjuntos pneumáticos representam um dos mais importantes componentes de máquinas agrícolas, possibilitando melhor equilíbrio, deslocamento, direcionamento e esforço do veículo rural.

O pneu de trator, dessa maneira, não pode ser tratado como um simples acessório. Ele deve ser considerado uma das peças mais importantes do conjunto. Consequentemente, sua escolha deve ser criteriosa e baseada em informações técnicas.

Tipos mais comuns de pneus para uso agrícola

Existem basicamente dois tipos de pneu: radial e diagonal. Ambos são bastante eficientes, mas é necessário estar atento às suas principais formas de uso. Entenda mais, a seguir.

Pneu Radial

  • Indicado para tratores e comboios

Apresenta construção mais sofisticada. É caracterizado por apresentar maior área de contato com o solo, proporcionando menor compactação e maior poder de tração, devido à melhor distribuição de peso, resultando em mais eficiência operacional.

É também caracterizado por proporcionar mais conforto para o tratorista, uma vez que agride menos o solo.

Pneu Diagonal

  • Indicado para colheitadeiras e demais máquinas agrícolas

Esse tipo de pneu é caracterizado por apresentar construção mais simples, além de ter distribuição pouco regular da pressão. Ocasiona compactação de solo por não absorver o relevo tão facilmente.

O ponto positivo do pneu de trator diagonal relaciona-se à maior durabilidade e resistência para impactos, com maior estabilidade.

Pneus OTR

  • Essenciais no uso agrícola

Além das opções em pneu de trator, precisamos também conhecer os pneus chamados de OTR, sigla para Off The Road. Eles são construídos especificamente para atuar em terrenos duros e mais acidentados, como aqueles encontrados em mineradoras e grandes obras relacionadas à construção civil.

Assim como o tradicional pneu de trator, os pneus OTR também são divididos em radiais e diagonais, que são capazes de resistir aos mais diferentes tipos de terreno, atendendo variados segmentos, tais como minas subterrâneas, pedreiras, operações industriais, entre outros.

Entre as características mais comuns de um pneu OTR, pode-se ressaltar:

  • Sulcos profundos com maior área de contato, proporcionando maior vida útil para o pneu e maior recapabilidade;
  • Resistência a cortes e arrancamentos, potencializando o desempenho da lateral dos pneus.

Escolha pneus fortes, com garantias e certificações internacionais

A grande variedade de pneus para trator Belshina representa o que há de melhor em qualidade construtiva, resistência e eficiência, o que possibilita que esses produtos sejam indicados para variadas necessidades.

Fundada em 1963 na Bielorússia, a Belshina é hoje uma das maiores fabricantes de pneus do mundo. A empresa desenvolve mais de 300 modelos de pneus para diferentes usos, incluindo aqueles destinados ao ramo agrícola e para máquinas pesadas.

timbro_pneude_trator.jpg

Com o objetivo de sempre oferecer o melhor produto, a Belshina atende as certificações mais importantes e exigentes do setor, garantindo a qualidade de todos os pneus fabricados e comercializados. As principais certificações são:

  • ISO 9001-2009: emitido pelo Sistema Nacional de Certificação da Bielorrússia
  • DIN EM ISO 9001-2009: emitido pela German Association for Accreditadion Deutsche Akkreditierrungsstelle – DakkS

No Brasil, os pneus Belshina são vendidos pela Timbro, que é o distribuidor exclusivo da marca em todo o território nacional.

Quer conhecer mais sobre os pneus Belshina? Clique aqui para ver o catálogo técnico.

*Este é um Publieditorial sob responsabilidade de TIMBRO. 

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar